6 erros frequentes ao usar o micro-ondas que podem ser prejudiciais (não cometa mais!)
Para garantir segurança e eficiência, alguns cuidados devem ser tomados ao usar o micro-ondas


Embora pareça fácil usar o micro-ondas, quando utilizado inadequadamente pode trazer riscos à saúde, à integridade do aparelho e até comprometer o sabor dos alimentos.
Ele é um dos eletrodomésticos mais práticos e comuns nas cozinhas, e consequentemente, acidentes como queimaduras, explosões de recipientes e contaminações acontecem com frequência.
Para garantir segurança e eficiência, confira os principais cuidados que você deve adotar para prolongar a vida útil do aparelho e proteger sua família.
6 erros frequentes ao usar o micro-ondas que podem ser prejudiciais (não cometa mais!)
1. Esquecer de esperar antes de servir
Muita gente retira a comida do micro‑ondas e já coloca na boca de imediato, mas o aparelho aquece de forma desigual, deixando pontos extremamente quentes.
A Electrolux recomenda esperar de 1 a 2 minutos antes de consumir ou mexer a comida, pois o calor continua se distribuindo e a temperatura se estabiliza.
2. Aquecer sem cobrir
Ao usar o micro-ondas para aquecer alimentos lembre-se de cobri-los, pois esquentar eles destampados faz com que a umidade evapore, deixando a comida ressecada e menos saborosa.
Além disso, respingos dentro do micro‑ondas são pontos de proliferação de bactérias, o que compromete a higiene. Use tampas próprias para aquecer alimentos.
3. Escolher recipientes inadequados
Plásticos sem identificação “próprio para micro‑ondas”, isopor ou embalagens com metal podem liberar substâncias tóxicas ou provocar faíscas.
O ideal é optar por vidro temperado ou cerâmica e sempre conferir se o produto é seguro para esse uso.
4. Usar potência incorreta
Muita gente esquenta tudo na potência máxima, o que queima alimentos e pode até gerar substâncias prejudiciais.
Por outro lado, potência baixa demais pode não eliminar microrganismos e criar risco de intoxicação. Use potência média para descongelar, alta para líquidos e baixa para pratos delicados.
5. Deixar metal dentro do aparelho
Copos com detalhes metálicos, talheres, papel alumínio e mesmo isopor, podem causar faíscas e até incêndio ao serem colocados no micro‑ondas.
Metais refletem as ondas e devem ser evitados completamente.
6. Negligenciar a limpeza
Por fim, resíduos de alimentos que ficam grudados nas paredes favorecem o crescimento de bactérias e mofo, que contaminam os alimentos futuros.
Limpar semanalmente usando pano úmido e uma solução de água com vinagre branco evita esses problemas.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!