6 truques para melhorar o desempenho do seu notebook sem gastar nada
Pequenos ajustes deixam a máquina funcionando mais rápido e tudo sem precisar gastar dinheiro

Seu notebook anda lento, com desempenho bem abaixo do esperado de quando você comprou? Alguns fatores podem estar atrapalhando o bom funcionamento.
Confira agora algumas dicas e tutoriais que técnicos em notebooks trouxeram para melhorar o desempenho dele e sem gastar nada com isso.
6 truques para melhorar o desempenho do seu notebook sem gastar nada
1. Desative programas que agem na inicialização
Sim, muitos programas são configurados para abrir automaticamente ao ligarmos o notebook. Assim, isso consome memória e deixa o sistema mais lento.
Para ajudar nessa tarefa, você vai acessar a aba “Gerenciador de Tarefas” e desativar os programas que não são essenciais para o funcionamento direto da máquina e também do seu uso pessoal.
2. Apague arquivos temporários
Parece básico, mas muita gente esquece. O sistema acumula arquivos temporários com o uso diário que ocupam espaço e reduzem a velocidade de processamento da placa e processador.
Por fim, use a ferramenta de limpeza de disco do próprio Windows para eliminá-los com segurança. O desempenho melhora em 20%.
3. Desfragmente o disco rígido com frequência
Outra boa dica e que muita gente esquece que está sempre disponível a nosso favor é a ferramenta de desfragmentação de disco rígido.
Assim, nos notebooks com HDs mais antigos (não SSD), a desfragmentação organiza os arquivos no disco e acelera o acesso. Use a ferramenta nativa do Windows para essa tarefa lá no menu de configurações.
4. Desinstale programas que não usa mais
Assim como a gente faz em nossos celulares, também repetimos nos nossos notebooks, não é mesmo?
Softwares esquecidos ocupam espaço e, muitas vezes, funcionam em segundo plano gastando memória, bateria e processamento. Para resolver, vá ao painel de controle e remova tudo o que for dispensável.
5. Desative efeitos visuais
Também igual fazemos em nossos celulares, nos notebooks, animações e transições visuais deixam a interface mais bonita, mas exigem mais do sistema. Isso interfere em todos os aspectos de funcionamento, armazenamento e processamento de dados.
Vá nas configurações avançadas de desempenho, escolha a opção “Ajustar para obter melhor desempenho” e veja o desempenho melhorar em 10%.
6. Mantenha o sistema atualizado
Sim, muita gente não se atenta a esse detalhe e quem sofre posteriormente é o desempenho do aparelho. Assim, é importante atualizar o sistema sempre, pois as atualizações corrigem falhas, otimizam processos e melhoram a segurança. Por fim, verifique se o Windows está com as atualizações mais recentes e deixe o sistema sempre em dia.
Siga o Portal 6 no Instagram:@portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!