Cidade com menor população de Goiás reduziu ainda mais de tamanho, aponta IBGE

Município também é o de menor extensão territorial em todo o estado, com apenas 44 km²

Davi Galvão Davi Galvão -
Cidade com menor população de Goiás reduziu ainda mais de tamanho, aponta IBGE
Vista aérea do município de Anhanguera, no Sudeste goiano. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Anhanguera)

Com apenas 44 km², o município de Anhanguera não é apenas a menor cidade em extensão territorial de Goiás, como também a com menos habitantes entre todo o estado. E esse quantitativo parece estar ficando ainda menor.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024 o município contava com 921 habitantes.

Porém, em 2025, em vez de aumentar, o quantitativo sofreu uma redução de oito pessoas, caindo para 913.

O levantamento considera a contagem realizada até 1º de julho de 2025 no país e mostra a população total de todos os estados e municípios.

Localizado na região Sul de Goiás, a cidade costumava pertencer a Goiandira e teve o desenvolvimento impulsionado muito por conta da Estrada de Ferro Goiás, sendo um dos primeiros locais a serem beneficiados pela ferrovia.

O povoado foi formado por turmeiros, comerciantes sírios e libaneses, que vieram para a região comercializar utilizando a malha ferroviária.

Anhanguera foi reconhecida oficialmente como distrito de Cumari em 11 de fevereiro de 1948. Poucos anos depois, em 5 de novembro de 1953, a localidade foi desmembrada por força da lei estadual e conquistou autonomia administrativa, passando à categoria de município.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade