Chuvas irregulares devem marcar o início do verão em Goiás; confira a previsão
Calor e precipitações devem dividir espaço durante toda a estação

O verão do Hemisfério Sul começa às 12h03 deste domingo (21) e, em Goiás, é acompanhado por chuvas irregulares. A previsão é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Segundo o órgão, as precipitações afetam todo o estado, mas em volumes moderados. A expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é a mesma: chuvas intensas em quase todo o Brasil, sob alerta de perigo potencial.
O aviso prevê precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas – mas ainda é preciso manter a atenção.
Em Goiás, as chuvas do período costumam ser ocasionadas, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O Cimehgo explica que se trata de um corredor de umidade que se estende do Norte em direção ao Sudeste do Brasil.
Até março, o que se espera são mudanças rápidas nas condições diárias do tempo. Na prática, isso significa a ocorrência de pancadas de chuva de curta duração e forte intensidade, principalmente durante à tarde.
Mesmo assim, goianos podem se deparar com os chamados veranicos – estiagens temporárias em plena estação chuvosa, com calor intenso, forte insolação e baixa umidade relativa do ar.
Com dias mais longos e noites mais curtas, as previsões do Cimehgo e do Inmet combinam temperaturas acima da média climatológica e volumes de chuva abaixo da média.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!





