Desconto INSS: novo valor entra em vigor com novo salário mínimo em 2026
Reajuste no piso nacional altera as faixas de contribuição e o valor de aposentadorias, pensões e auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social

O novo salário mínimo de R$ 1.621 entrou em vigor em 1º de janeiro de 2026, impactando diretamente o cálculo das contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Com o reajuste, os descontos no contracheque e os valores dos benefícios previdenciários foram atualizados em todo o país.
A tabela de contribuição ao INSS segue o formato progressivo, em que o trabalhador paga alíquotas diferentes sobre cada faixa do salário. Assim, quem ganha mais, contribui proporcionalmente mais, porém dentro de limites estabelecidos por lei.
- O que significa a cor do capacete branco, amarelo, azul ou vermelho usados na construção civil
- Nem praia, nem parque aquático: os lugares de Goiás onde é possível se refrescar em rios e aproveitar paisagens incríveis selecionar 3 cidades
- Anvisa proíbe venda de suplemento conhecido e manda retirar todos os produtos desta marca das prateleiras dos supermercados e farmácias
As novas faixas de desconto válidas para 2026 são as seguintes:
- 7,5% para quem recebe até R$ 1.621,00
- 9% para a faixa de R$ 1.621,01 até R$ 2.713,00
- 12% para a faixa de R$ 2.713,01 até R$ 3.629,00
- 14% para quem ganha acima de R$ 3.629,01 até o teto do INSS
O teto previdenciário também foi ajustado, limitando o valor máximo de contribuição para quem ganha salários mais altos.
Reajuste afeta benefícios e empréstimos consignados
Com o aumento do salário mínimo, todos os benefícios previdenciários e assistenciais que têm como base o piso nacional também foram reajustados.
Isso inclui aposentadorias, pensões, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.
A margem consignável, percentual máximo da renda que pode ser comprometido com empréstimos consignados — também foi atualizada automaticamente, ampliando o limite de crédito disponível para aposentados e pensionistas.
Apesar de o novo piso ter validade a partir de janeiro, os contracheques atualizados começam a ser pagos em fevereiro, referentes à competência de janeiro.
No caso dos segurados do INSS, o reajuste será percebido nos pagamentos programados para o final de janeiro.
Siga o Portal 6 no Google News fique por dentro de tudo!








