Justiça suspende gratuidade do transporte coletivo aos domingos e feriados em Anápolis

Segundo Urban, proposta do Executivo Municipal continha ilegalidades e provoca agravamento no déficit financeiro

Davi Galvão Davi Galvão -
Transporte coletivo em Anápolis urban
Ponto de ônibus em Anápolis (Foto: Danilo Boaventura)

Após cerca de sete meses funcionando no sistema “catraca livre” aos domingos e feriados, não exigindo pagamento nas passagens, a Urban obteve na Justiça a suspensão da gratuidade.

A decisão foi emitida pelo juiz Gabriel Lisboa Ferreira, da Vara de Fazendas Públicas de Anápolis, após a empresa de mobilidade urbana ter apontado ilegalidades e agravamento no déficit financeiro.

A Urban já havia, inclusive, impetrado um mandado de segurança ante a obrigatoriedade da catraca livre pelo fato do Executivo não ter proposto nenhuma contrapartida de valores para sustentar a medida.

Segundo a empresa, embora a proposta tivesse apelo popular, ia de encontro com princípios básicos da administração pública e do direito contratual.

Dessa forma, o magistrado também acatou a tese da Urban de que não bastava um simples ofício para instituir a gratuidade, em referência ao Ofício nº 001/2026. Para que uma medida assim fosse posta em prática de forma legal, seria necessário a criação de uma lei específica.

Em tempo

O anúncio da gratuidade foi feito ainda em abril de 2025, pelo prefeito Márcio Corrêa, durante o evento que marcou os 100 dias de gestão.

O primeiro dia com o novo sistema foi em 11 de maio e o Executivo chegou a observar dias com um aumento na demanda em até 40%.

A reportagem entrou em contato com a Urban, que afirmou não comentar decisões judiciais, mas que trabalha para regularizar a situação.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.