Fumaça em prédio da FAB paralisa aeroportos de SP e afeta voos em Goiânia
Interrupção temporária no controle aéreo causou atrasos e cancelamentos, com reflexos diretos no Aeroporto Santa Genoveva
Uma interrupção no controle do tráfego aéreo na região de São Paulo afetou voos em Goiânia na manhã desta quinta-feira (09), após a presença de fumaça em um prédio da Força Aérea Brasileira (FAB).
O problema ocorreu na sede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e levou à evacuação imediata do local por segurança, o que interrompeu temporariamente as operações aéreas na região.
Com isso, pousos e decolagens foram suspensos nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, além de impactos em Viracopos, em Campinas. Os terminais estão entre os mais movimentados do país.
- Após prazo da Justiça, Urban reforça cobrança e aponta que passagem em Anápolis deveria custar R$ 9,86
- Márcio Corrêa revela que Banco de Sangue de Eli e Elinner Rosa suspendeu fornecimento após lançamento de Hemocentro
- Obras na Marginal Botafogo começam neste sábado (11) com interdição total; veja rotas alternativas
Segundo a concessionária que administra o Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, ao menos um voo foi cancelado e outros quatro sofreram atrasos. Passageiros com destino a São Paulo enfrentaram mudanças nos horários ao longo da manhã.
A paralisação durou cerca de 30 minutos, entre 9h30 e 10h06, mas os reflexos operacionais se estenderam por mais tempo, exigindo reorganização da malha aérea.
Inicialmente, a interrupção foi tratada como uma possível pane no sistema, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esclareceu que a medida ocorreu de forma preventiva após a identificação da fumaça no prédio da FAB.
De acordo com o órgão, não houve falha técnica no sistema de controle aéreo, e a evacuação seguiu protocolos de segurança até a liberação do local pelo Corpo de Bombeiros.
Mesmo com a curta duração, a interrupção afetou milhares de passageiros em todo o país. Estimativas iniciais apontam impacto em cerca de 8 mil pessoas, com atrasos e cancelamentos ao longo do dia.
A FAB informou que as operações já foram normalizadas e que a causa da fumaça será investigada. A hipótese inicial envolve um possível problema interno no prédio, mas ainda não há confirmação oficial.
A Anac acompanha a situação e deve levantar o número total de voos e passageiros afetados, além de cobrar das companhias aéreas assistência aos clientes impactados.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!








