5 mudanças de comportamento que mostram que seu gato está solitário

Apego excessivo, hiperatividade e depressão são um dos indícios de que seu gato está precisando de atenção

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
5 mudanças de comportamento que mostram que seu gato está solitário
(Foto: Reprodução/Equilíbrio Total Alimentos)

O gato é um animal misterioso. Se você for capaz de ganhar a confiança de um deles, parabéns, acaba de ter um companheiro muito leal. Por mais que carreguem algumas superstições negativas, os gatinhos são muito sociáveis e sentimentais.

Isso não significa que, ao deixar seu gato por algumas horas, ele terá depressão. Porém, que você deve dar a ele o tempo e a atenção de que necessita. Logo, se suas necessidades não forem atendidas, a solidão e o tédio podem se transformar em comportamentos complicados e até conflitantes.

Claro que isso depende de cada animal, como ele reage à solidão. Com isso, envolve quanta atenção precisa e como mostra que não se sente bem. Entretanto, foi identificado que quando um gato se senta sozinho tem 5 mudanças importantes no comportamento. Assim, hoje, o Portal 6 vai te mostrar quais são elas. Vamos lá:

5 mudanças de comportamento que mostram que seu gato está solitário

(Foto: Reprodução/Pexels)

Hiperatividade

Muito comum em gatinhos mais jovens e naqueles que saíram da rua pela primeira vez, para morar em uma casa. Com isso, é fácil reconhecer a hiperatividade, porque parece que tudo está animado. Todavia, essa inquietude pode significar uma certa solidão. Consequentemente, ele busca formas de passar o tempo e chamar sua atenção.

Agressividade 

Essa característica é de fácil percepção. Se o seu gato começou de repente a coçar as superfícies da casa, se atacar as pessoas quando elas chegam ou saem de casa, pode ser um sinal de que não está recebendo atenção.

Existem 5 sinais físicos com os quais o seu gato mostra que está zangado, o mais fácil de reconhecer é o movimento da cauda e das orelhas para trás. Por outro lado, a agressividade também pode aparecer repentinamente devido a dores, doenças ou tumores. Como resultado, você deve estar ciente das mudanças gerais. Fique de olho!

Depressão

Basicamente, o sinal mais claro de depressão em gatos é o sono! Veja bem, quando um gato está deprimido, ele dorme ou descansa muito mais do que o normal. Ficam mais calmos, não brincam, mostram desinteresse pelas coisas que antes os atraíam. Logo, esse é um comportamento que pode se tornar um padrão quando eles não recebem atenção suficiente. 

Neste caso recomendamos uma consulta com um especialista.

Apego extremo

Se o seu gatinho estiver se sentindo solitário, ele fará o que puder para chamar sua atenção. Isso significa que ele irá persegui-lo até o banheiro. Além disso, acariciar-se entre suas pernas ou começar a miar assim que você sair do lado dele. Como resultado, esse comportamento pode se tornar muito problemático para a saúde mental do animal. Logo, é melhor que você procure maneiras de curar seu tédio. 

Falta de higiene

A falta de atenção pode refletir nos hábitos de higiene do seu gatinho. Geralmente, eles podem se recusar a usar suas caixas de areia e se acostumar a marcar outras partes da casa. 

A recomendação dos especialistas é nunca puni-los ou desafiá-los quando esse tipo de comportamento ocorre. Porque, são motivados por sentimentos mais complexos de solidão.

Anna Júlia Steckelberg

Anna Júlia Steckelberg

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Colabora com Portal 6 desde 2021.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade