6 hábitos saudáveis excelentes para evitar problemas no fígado

Exercendo cerca de 500 funções no organismo, o fígado é responsável por regular os hormônios e também por metabolizar toda a gordura ingerida

Isabella Valverde Isabella Valverde -
6 hábitos saudáveis excelentes para evitar problemas no fígado
A prática regular de exercícios físicos garante diversos benefícios para o corpo. (Foto: Reprodução)

O fígado é responsável por ser o principal agente catalisador de gordura e desintoxicante do corpo. Por isso, exige hábitos saudáveis para que possa manter o bom funcionamento.

Vital para o corpo humano, quando danificado o órgão pode desenvolver uma série de doenças como ascite, cirrose e doença hepática.

Exercendo cerca de 500 funções no organismo, o fígado é responsável por regular os hormônios e também por metabolizar toda a gordura ingerida.

Como certos hábitos podem fazer toda a diferença com a saúde do órgão, separamos alguns para te ajudar com os cuidados.

6 hábitos saudáveis excelentes para evitar problemas no fígado

1. Alimentação rica em nutrientes 

Pelas diversas atividades simultâneas que exerce, o fígado necessita de uma grande quantidade de vitaminas e minerais.

Por conta dessa alta demanda do órgão, uma dieta repleta de vegetais, frutas e outros alimentos nutritivos é uma ótima escolha para quem deseja mantê-lo saudável.

2. Fuja do excesso de gordura 

Para evitar problemas no fígado é essencial fugir do excesso de gordura. Ou seja, não exagerar no consumo de frituras, margarina, óleos refinados e da gordura animal.

Uma pesquisa realizada no Laboratório de Metabolismo Celular e Regulação Metabólica e publicada na revista Cancer Research identificou que quando o órgão é exposto em grandes quantidades à gordura, ele se torna mais suscetível ao desenvolvimento de câncer.

3. Beba água 

Além de evitar as tão temidas pedras nos rins, a água também é excelente para prevenir problemas indesejáveis no fígado.

O consumo de oito a dez copos do líquido por dia contribui para eliminar as toxinas do corpo e com isso, garante a saúde do organismo.

4. Massagem 

A massagem na região do fígado e da vesícula biliar é um hábito saudável que contribui para a distribuição de uma maior quantidade de sangue com nutrientes pela área massageada.

5. Exercícios físicos 

Além dos mais diversos benefícios para todo o corpo, a prática regular de exercícios físicos também contribui para a prevenção de doenças no fígado.

Isso porque ela permite que ocorra uma alteração no metabolismo do órgão que reduz os níveis do colesterol ruim (LDL), triglicérides e também aumenta o colesterol bom (HDL).

6. Chá verde 

O consumo diário de chá verde é uma prática simples e que pode contribuir para o bom funcionamento do seu fígado.

Além de ser uma bebida deliciosa e relaxante, o chá é rico em antioxidantes, que oferecem benefícios ao órgão.

Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

Isabella Valverde

Isabella Valverde

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com passagens por veículos como a TV Anhanguera, afiliada da TV Globo no estado. É editora do Portal 6 e especialista em SEO e mídias sociais, atuando na integração entre jornalismo de qualidade e estratégias digitais para ampliar o alcance e o engajamento das notícias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade