Pessoas com pressão alta têm direito a receber benefícios; confira a lista
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de pessoas sofrem com pressão alta no país, além de ser uma das principais causas de morte
Mesmo agindo de forma silenciosa e discreta no início, a pressão alta é a doença mais incidente dentre os brasileiros e o diagnóstico garante ao paciente uma série de benefícios que a maioria não sabe.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de pessoas sofrem com a enfermidade em todo o território brasileiro e o pior, a hipertensão é apontada como uma das principais causas de morte no país.
Sem sintomas, a pressão alta as vezes só é descoberta após o paciente ter um enfarto devido à condição, demonstrando ainda mais a sua periculosidade.
Justamente por agir de forma tão silenciosa, grande parte dos brasileiros diagnosticados com a doença não possuem conhecimento dos benefícios de que têm direito por tê-la. Por isso, selecionamos alguns destes.
Pessoas com pressão alta têm direito a receber benefícios; confira a lista
Aposentadoria por invalidez
A maioria das pessoas não sabem, mas sim, em alguns casos, o diagnostico de hipertensão permite que o paciente receba a aposentadoria por invalidez.
Mas, isso é válido apenas para aqueles trabalhadores que por conta da enfermidade, tiverem sofrido dado cerebral que impeça de exercer as funções no trabalho.
Nesse caso, o paciente precisa passar por uma perícia médica para que a aposentadoria possa ser concedida.
Auxílio-doença
O auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social pode ser concedido para trabalhadores com pressão alta que façam uso de algumas medicações específicas.
O benefício é voltado especificamente para os pacientes que por conta do diagnóstico, correm o risco de desenvolver problemas de saúde mais sérios, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Isenção no Imposto de Renda
Um outro benefício oferecido em casos específico para brasileiros com hipertensão, e que poucos conhecem, é a isenção no Imposto de Renda.
Segundo a Lei 7.713 de 1988, é possível solicitar a isenção do pagamento quando a doença resulta em algum problema no coração, como por exemplo uma insuficiência cardíaca.
Medicamento gratuito no SUS
Por fim, a condição também permite que o paciente diagnosticado pegue gratuitamente as medicações para o controle da doença em Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para isso, basta se dirigir à unidade com uma receita médica dentro da validade de 120 dias e um documento de identificação oficial com foto em mãos.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!