Avenidas de Anápolis vão receber novos radares inteligentes a partir de novembro; saiba alguns pontos

Segundo CMTT, equipamentos serão instalados em, pelo menos, quatro avenidas da cidade

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Avenidas de Anápolis vão receber novos radares inteligentes a partir de novembro; saiba alguns pontos
Avenida Brasil localizada em Anápolis. Na imagem, é possível ver um trabalhador da Prefeitura instalando o radar. (Foto: Prefeitura de Anápolis)

As avenidas de Anápolis passarão a ter mais dez radares inteligentes – medidores de velocidade que são capazes de detectar com maior precisão as infrações. A previsão da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) é que os equipamentos sejam instalados em novembro de 2022 em, pelo menos, quatro trechos da cidade.

Dentre os pontos estão as avenidas: Dona Elvira, Brasil e Universitária, além de contemplar também o Anápolis City. De acordo com o diretor de trânsito e transporte da CMTT, Igor Lino Siqueira, a escolha dos lugares é devido o alto volume de acidentes registrados no local.

“Essas localidades têm um fluxo muito alto por serem vias de ligações entre regiões da cidade e que, geralmente, tem um ponto baixo que propicia o desenvolvimento da velocidade”, explica. 

Segundo ele, a instalação dos equipamentos nesses ambientes tende a coibir os motoristas não ultrapassem o limite de velocidade e, de quebra, diminui a quantidade de acidentes. 

Desde 2020, Anápolis tem apostado na instalação de radares inteligentes para melhorar a segurança no trânsito. Até o momento, a cidade já conta com 104 radares e, desses, 55 já estão habilitados com a nova tecnologia – ou seja, mais da metade dos aparelhos. 

“Depois que os radares validaram, começamos a observar e recebemos um número muito alto de infrações. Quando as pessoas começaram a receber as multas, notamos uma queda gradativa nas infrações e acidentes”, diz. 

Um dos exemplos do investimento na tecnologia é a Avenida Brasil que, segundo o  Igor, teve uma diminuição de 15% a 30% na quantidade de acidentes no local. 

“A maior parte dos aparelhos estão localizados na Avenida Brasil, já que é um dos locais com maior número de acidentes na cidade. Porém a ano a ano tem diminuído não só na quantidade, mas na gravidade deles também”, afirma.

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade