Como o chiclete é feito? A verdade vai deixar você surpreso
Apesar de gostoso, alguns ingredientes utilizados na produção, podem comprometer sua saúde
Ao menos uma vez na vida você já deve ter se perguntado como o chiclete é feito, e a verdade por trás da produção dessa iguaria carrega diversos processos.
Com certeza, alguma vez você já ouviu que a goma de mascar é feita de couro de boi ou até mesmo de seiva de árvore, mas fique tranquilo, nenhum animal sofre durante a produção da guloseima.
Apesar de gostoso, alguns ingredientes utilizados podem comprometer sua saúde. Ficou curioso? Leia até o fim e descubra a verdade sobre os ingredientes do chiclete.
Como o chiclete é feito? A verdade vai deixar você surpreso
Historicamente, a guloseima foi descoberta na Finlândia, apesar de haver registros de que o povo Maia, consumia algo parecido, vindo da seiva de árvores. Daí, surgiu este mito popular.
O produto, como conhecemos hoje, surgiu de forma acidental em meados dos anos 60, quando Thomas Adams, tentou desenvolver um pneu a partir da goma, após a tentativa frustrada, criou a goma de mascar que é produzida até hoje.
Uma curiosidade pertinente é que o chiclete é uma marca, e não o produto em si. Ficando conhecido assim após a forte distribuição da marca americana “Chiclets”.
Os principais ingredientes utilizados na produção são: Goma base, xarope de glicose, aromatizantes, corantes, açúcar e adoçante.
Os malefícios se escondem principalmente em dois ingredientes do produto. A goma base, que é produzida a partir de derivados do petróleo, como parafina e resina, e o açúcar, que não traz nenhum benéfico ao corpo.
Os ingredientes à base de petróleo são os responsáveis por fazer a guloseima não derreter na boca, dando elasticidade ao produto.
Então sim, é verdade que não podemos engolir o chiclete, graças ao polímero, a digestão é quase impossível, podendo levar a sérios problemas no intestino. Já o açúcar pode estragar seus dentes, opte por versões sem adição do produto.
Outra curiosidade pertinente, é que estudos apontam que pessoas inteligentes têm o hábito de mascar chiclete, além do doce ter diferentes tipos de uso.
Independente dos riscos, a guloseima é deliciosa e quebra o galho quando o assunto é mau hálito. Agora que os sabemos que nenhum couro de boi é usado, mastigue a vontade e não ouse engolir a goma.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!