Em plena luta contra dengue, Roberto corta 20% dos vencimentos de agentes de saúde e endemias

SindSaúde se reúne com a categoria em assembleia nesta quarta-feira (07) e a expectativa não é das melhores

Pedro Hara Pedro Hara -
Em plena luta contra dengue, Roberto corta 20% dos vencimentos de agentes de saúde e endemias
Agentes de saúde em Anápolis durante sessão na Câmara Municipal. (Foto: Ismael Vieira/Câmara de Anápolis)

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (SindSaúde) talvez não tenha a força que os sindicalizados achavam que ele pudesse ter.

Prova disso foi que a reunião desta terça-feira (06) entre a entidade e o prefeito Roberto Naves (Republicanos) terminou sem avanço.

Rápidas apurou que o Executivo Municipal chegou a apresentar uma tímida proposta ao sindicato, que será submetida à apreciação da categoria na manhã desta quarta-feira (07) em assembleia na Praça do Ancião.

A expectativa não é das melhores, haja vista que o mais provável é que a iniciativa seja reprovada. Isso porque o corte nos vencimentos dos agentes, a partir da retirada das gratificações, chega a 20% do que cada profissional recebe como salário.

Atualmente, o município têm 280 agentes de combate às endemias (ACE) e 510 agentes comunitários de saúde. A quantidade é aquém da necessária para fazer frente à epidemia de dengue pela qual já passa o município.

Petistas já consideram que é pouco provável aliança entre Vanderlan e Adriana Accorsi

Petistas ouvidos pela Rápidas estimam que ao invés de aliança, Vanderlan Cardoso (PSD) e Adriana Accorsi (PT) caminhem para um duelo pela Prefeitura de Goiânia.

A percepção ocorreu após o senador afirmar em entrevista que é “inevitável” que ele concorra ao Paço Municipal.

No entanto, em possível segundo turno, caso um dos dois não avance para essa fase, ambos podem caminhar juntos.

CEI da Saúde na Câmara não deve sair do papel por dois motivos

Primeiro: vaidade. Como foi o vereador Policial Federal Suender (PRTB) que apresentou, a maioria dos que poderiam assinar não querem colocar o nome no documento por acharem que estariam ajudando o conservador a se promover às custas deles.

O segundo motivo é que todos, sem exceção, temem o prefeito Roberto Naves (Republicanos).

Não se trata nem de perder cargos, mas sim da infantaria que o chefe do Executivo tem pronta para botar em ação contra qualquer um que ouse apoiar a iniciativa.

Igor Franco consegue vitória para se manter vereador em Goiânia

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) deu vitória ao vereador Igor Franco (SD) no processo em que ele respondia por infidelidade partidária.

Ele havia sido denunciado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) após deixar o PROS e migrar para o PRTB. Foram cinco votos favoráveis e dois contrários à cassação.

Após ser afastado da função, presidente da Câmara de Rialma alega estar sendo vítima de “perseguição política”

Afastado pela Justiça da presidência da Câmara Municipal de Rialma, Israel Matozinho (PRD) disse à Rápidas que está sendo vítima de “perseguição política” e que a denúncia foi feita por “algum adversário político que não quer o meu sucesso”.

Ele foi retirado de maneira temporária da presidência e das funções de vereador após o Ministério Público de Goiás (MPGO) o denunciar por concussão, quando um funcionário público usa o cargo para exigir vantagem indevida.

Por conta da denúncia, ele está proibido de acessar as dependências da Câmara e teve as contas bloqueadas.

Nota 10

Para Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Goiânia, que promove entre os dias 08 e 13 de fevereiro o “Goiânia Tem Carnaval”.

Serão diversas atrações locais e nacionais para aqueles que optarem por passar o Carnaval na capital.

Algumas das atrações confirmadas no evento são a funkeira Tati Quebra Barraco, DJ Wam Baster e Jiraya Uai.

Nota Zero

Para Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Goiânia. Dois dias de chuva forte na capital mostraram a fragilidade da cidade para lidar com temporais.

As diversas ruas alagadas demonstram a ineficiência do sistema de escoamento da água da chuva, como o número insuficiente de bocas de lobo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade