Especialistas explicam quando as roupas devem mesmo ser lavadas a seco
Existem particularidades sobre esse processo que muita gente não conta e vamos revelar para você
Em tempos de praticidade e “lei do menor esforço” nas atividades, a limpeza a seco de roupas tem ganhado mais adeptos em seu fã clube.
Por conta do nome, o procedimento de higienização leva à mente um conceito que, na verdade, é praticado de forma completamente diferente.
Isso porque quando se imagina um vapor ou spray aplicados na roupa para higienizar, na verdade não acontece nada disso e as pessoas acabam se iludindo.
Especialistas explicam quando as roupas devem mesmo ser lavadas a seco
O processo a seco limpa mesmo a roupa, porém não é como se fosse uma desodorização ou disfarce da sujeira como muitos imaginam.
Nesse tipo de processo, utilizam-se solventes que limpam de forma mais delicadas que a própria água. Isso faz com que aumente a durabilidade das peças.
O especialista em higienização de roupas e tecidos, Eduardo Biscaro, contou em entrevista ao G1 que essa técnica geralmente é mais indicada para roupas de festa.
A explicação é de que esses trajes são mais delicados e sensíveis à água. Ternos e blazers também entram na lista pelo motivo de possuírem uma entretela na região do peitoral que descola, se lavar com água.
A nova técnica de limpeza a úmido
O especialista conta que agora surge uma técnica mais moderna de lavagem de roupas profissional que se chama wet cleanig, ou “limpeza a úmido”.
A técnica se baseia entre um meio termo de limpeza a seco e a lavagem tradicional. Utiliza água e sabão em poucas quantidades e é indicada para roupas com o símbolo de círculo com um W na etiqueta.
E aí, você curtiu esse conteúdo? Então, leia essas outras matérias também e surpreenda-se:
O truque simples para salvar a estampa de roupa que acabou rachando
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias!