Estação de tratamento de água da Saneago em Anápolis. (Foto: Daniel Oliveira)
Após mais de 150 dias sem receber chuvas, a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) implementou o rodízio de abastecimento de água na cidade de Crixás. O sistema teve início na última segunda-feira (23).
Em nota enviada ao Portal 6, a empresa informou que o município está há cinco meses sem registros de precipitações, acarretando no secamento do Córrego Forquilha e na perda de vazão dos poços.
“As altas temperaturas e os recordes de baixa umidade elevaram consideravelmente o consumo de água. E a recomendação à população do município é de redução no consumo”, diz.
De acordo com a Saneago, a companhia tem adotado uma série de medidas para minimizar os impactos e que, para garantir o abastecimento para todos os moradores, teve que implementar o sistema.
A Companhia salienta que a situação é “transitória” e ficará vigente até que o cenário climático melhore. A área de influência do sistema de abastecimento de Crixás está dividida em 4 grupos, conforme a disposição geográfica dos centros de reservação e a localização dos bairros.
A operadora também orienta a importância das caixas d’água, que podem auxiliar na reserva domiciliar. As bem dimensionadas são menos impactados ou sequer ficam desabastecidas.
Vale lembrar que desde sábado (21) carros de som rodam a cidade orientando os moradores sobre o rodízio.
Leia a nota completa na íntegra:
O Brasil vive a pior estiagem dos últimos 44 anos. Em Crixás, não chove há cinco meses. Em função disso, o Córrego Forquilha secou e os poços perderam vazão. As altas temperaturas e os recordes de baixa umidade elevaram consideravelmente o consumo de água. E a recomendação à população do município é de redução no consumo.
A Saneago tem tomado uma série de medidas para minimizar os impactos para a população. Entretanto, a situação climática afeta diretamente o abastecimento público.
Para garantir o abastecimento equilibrado para todos os moradores em Crixás, foi necessário implantar o sistema de rodízio no sistema de água do município. A situação é transitória, até que a situação climática melhore.
Para o sistema de rodízio, a área de influência do sistema de abastecimento de Crixás está dividida em quatro grupos, conforme disposição geográfica dos centros de reservação e a localização dos bairros.
Lembramos também sobre a importância das caixas d’água, que auxiliam na reservação domiciliar. Imóveis que contam com caixa d’água bem dimensionada são menos impactados ou sequer ficam desabastecidos.
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.
Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.