Estudantes do Ensino Médio de Goiás podem se inscrever para quase 30 cursos técnicos gratuitos

17 municípios goianos serão beneficiados com o projeto; Anápolis e Goiânia estão na lista

Davi Galvão Davi Galvão -
Estudantes do Ensino Médio de Goiás podem se inscrever para quase 30 cursos técnicos gratuitos
Estudante realizando curso do Senai. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou a abertura de mais de 15 mil vagas para 29 cursos técnicos integrados ao ensino médio em todo o estado, já a partir de 2025, possibilitando que os estudantes saiam da escola já com a capacitação técnica para ingressar no mercado de trabalho.

Conforme explicado pela coordenadora de Execução da Política de Educação Profissional, Telma Antônia Rodrigues Alves, a modalidade inclui a formação geral básica do estudante, de 1.800 horas, acrescida do curso técnico, de 1.200 horas.

“Ao final dos três anos, o aluno receberá o diploma de ensino médio e de formação profissional juntos”, pontuou.

Do total de vagas, 10.720 serão ofertadas em conjunto com o Senai e 5.024 nas unidades do Senac; sendo as demais em parceria com as secretarias da Retomada e de Ciência e Tecnologia e Inovação.

O período de matrículas seguirá o calendário escolar da Seduc, com previsão de início em novembro.

Ao total, 17 municípios goianos farão parte do programa: Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Quirinópolis, Rio Verde, Senador Canedo e Trindade.

Já com relação aos cursos ofertados pelo Senai, destacam-se: automação industrial, eletromecânica, eletrotécnica, manutenção automotiva, manutenção de máquinas industriais, mecânica, mecatrônica, química, vestuário, desenvolvimento de sistemas, programação de jogos digitais, redes de computadores, manutenção e suporte em informática, alimentos, edificações e design gráfico.

O Senai ofertará os seguintes cursos: Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecânica, Mecatrônica, Química, Vestuário, Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais, Redes de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática, Alimentos, Edificações e Design Gráfico.

Já no Senac as opções serão: computação gráfica, informática, inteligência artificial, administração, comércio, contabilidade, logística, marketing, recursos humanos, secretariado, agronegócio e segurança do trabalho.

A relação de cursos e dos municípios onde são ofertados pode ser conferida no site do governo estadual.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade