Não é parando de beber, nem fumar: o hábito que pode prolongar a vida em mais de 10 anos

Pesquisa mostrou que fazendo isso regularmente você pode transformar a expectativa e a qualidade de vida

Magno Oliver Magno Oliver -
Essa bebida fortalece os ossos,Não é parando de beber, nem fumar: o hábito que pode prolongar a vida em mais de 10 anosos dentes e ainda protege contra diabetes
Imagem mostra copo de cerveja (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Dados do IBGE publicados recentemente alertaram ao mundo que a sociedade está cada vez mais obesa, sedentária, consumindo mais bebida alcoólica e fumando bastante. Isso tem causado péssimos hábitos de vida.

Assim, o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros tem crescido em níveis preocupantes. E isso tem se refletido tanto entre os jovens, quanto os adultos.

Instigada em analisar a saúde da população, a Revista Britânica de Medicina Esportiva publicou uma pesquisa que investigou esses novos hábitos e buscou entender a queda no nível de prática de atividade física.

Não é parando de beber, nem fumar: o hábito que pode prolongar a vida em mais de 10 anos

Assim, uma pesquisa da Universidade Griffith, na Austrália, mostrou que o hábito de uma simples caminhada moderada na rotina pode prolongar a vida de uma pessoa em até 11 anos.

De acordo com o estudo, a expectativa de vida aumenta ainda mais em pessoas sedentárias que começam a se exercitar adotando o hábito.

A análise de desempenho sobre a população dos Estados Unidos constatou que pequenos aumentos na atividade física, como uma caminhada regular, podem trazer benefícios impactantes na saúde.

Durante o acompanhamento, os pesquisadores observaram que indivíduos que caminhavam regularmente apresentavam menores índices de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Além disso, o hábito mostrou benefícios para a saúde mental, reduzindo os níveis de ansiedade e depressão.

A expectativa de vida foi aumentada em três anos em adultos que caminham uma hora por dia, em um ritmo moderado de 4,8 quilômetros por hora.

Já para indivíduos sedentários, cada hora extra de caminhada pode acrescentar até 6,3 horas de vida. A caminhada simples melhora a saúde cardiovascular e reduz o risco de doenças crônicas.

O estudo apontou que os efeitos da caminhada são mais significativos ainda em pessoa com níveis baixíssimos de atividade física. A caminhada pode prolongar a vida útil em até 11 anos.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade