Trabalhadora em Goiânia recebe indenização após “piadinhas” de mau gosto da chefe

Em uma das situações, chefe insinuou que a vítima levava objetos sexuais na bolsa e frequentava motéis com o marido durante o horário de almoço

Davi Galvão Davi Galvão -
Justiça multa indenização -
Imagem ilustrativa de martelo de juiz (Foto: Canva)

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) manteve a condenação de uma autarquia pública federal por assédio moral contra uma funcionária, que era submetida até mesmo a “piadas” de cunho sexual.

A decisão confirma a sentença da 7ª Vara do Trabalho de Goiânia, que fixou em R$ 10 mil a indenização por danos morais.

De acordo com o processo, a assediadora, que exercia função de chefia, expunha a trabalhadora a constrangimentos diários diante de colegas, atribuía a ela tarefas em volume superior ao dos demais e fazia comentários ofensivos sobre sua vida pessoal.

Em uma das situações, insinuou que a vítima levava objetos sexuais na bolsa e frequentava motéis com o marido durante o horário de almoço.

A autarquia alegou que as “brincadeiras” partiam da própria trabalhadora e que havia entre as duas uma relação de amizade, sem caráter hierárquico opressor. Argumentou ainda que não houve intenção de constranger e que as interações eram informais.

Apesar dos recursos apresentados pelas duas partes — a trabalhadora pedindo aumento da indenização e a autarquia negando os fatos —, testemunhas confirmaram a versão da vítima, e o TRT decidiu manter a sentença de primeiro grau.

Para o relator, desembargador Mário Bottazzo, a conduta da superiora violou a dignidade da funcionária e caracteriza assédio moral.

“As condutas acima narradas são tipificadas como assediadoras, mormente porque reiteradas, e têm o condão de ensejar a condenação da empregadora no pagamento de indenização por danos morais”, afirmou.

Ele também destacou que cabe ao empregador garantir um ambiente de trabalho saudável e livre de abusos.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade