Conheça a árvore da chuva, considerada a maior do país e capaz de fazer quase 1 km de sombra
Além do valor histórico, a árvore é vista como ponto de encontro e contemplação

Em São José dos Campos, no interior de São Paulo, uma árvore centenária chama a atenção tanto pela imponência quanto pela história.
Conhecida como “Chorona” ou Árvore-da-Chuva, ela é considerada a maior em área urbana do Brasil e se tornou um dos símbolos ambientais da cidade.
O exemplar da espécie Samanea saman mede 14 metros de altura e tem copa de 40 metros de diâmetro, o que garante sombra que pode chegar a quase 1 km².
Leia também
Tombada como patrimônio ambiental, é protegida por lei municipal e figura como atração no Parque da Cidade. Desde 2017, aparece no RankBrasil como a maior da espécie registrada no país.
O apelido “Chorona” surgiu do fenômeno que ocorre durante a floração, quando pequenas gotículas são liberadas e criam a sensação de chuva mesmo em dias de seca.
Além do valor histórico, a árvore é vista como ponto de encontro e contemplação.
O município também abriga outro monumento natural, um jequitibá-rosa com mais de 500 anos. Com 27 metros de altura e copa de 30 metros de diâmetro, o exemplar sobreviveu a um incêndio em 2017 e hoje é considerado símbolo da preservação ambiental em São José dos Campos.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de tudo!