Chery pode firmar parceria com gigante francesa do mercado automobilístico

Ainda não se sabe se uma eventual união incluirá o desenvolvimento conjunto de veículos, motores ou plataformas

Davi Galvão Davi Galvão -
Renault Kardian. (Foto: Divulgação) chery
Renault Kardian. (Foto: Divulgação)

Depois de ter “perdido” a Nissa, que se aproximou da Honda, os olhos da Renault brilharam na procura de um novo parceiro comercial. Primeiro, foi a Geely, que adquiriu parte da Renault Brasil. Agora, a próxima gigante que deve flertar com a francesa deve ser a Chery.

De acordo com informações da Reuters, publicadas pelo AutoNews, Fabrice Cambolive, chefe global de crescimento da Renault, afirmou que a empresa está em busca de novas aliadas e considera a Chery uma das principais candidatas.

O possível acordo chegaria em um momento favorável, especialmente no mercado brasileiro.

Atualmente, a Chery atua no país por meio da CAOA, mas a matriz chinesa também opera de forma independente com as marcas Omoda & Jaecoo, além de preparar a chegada da Jetour.

A parceria com a Renault poderia permitir o uso da fábrica da francesa em São José dos Pinhais (PR), nos mesmos moldes do acordo já firmado com a Geely.

Com isso, a Omoda & Jaecoo poderia viabilizar a produção nacional prometida sem recorrer à polêmica planta de Jacareí (SP), construída pela própria Chery e posteriormente utilizada pela CAOA, hoje desativada.

As tratativas com a Geely também podem incluir as fábricas da Renault na Argentina e na Colômbia, atualmente utilizadas apenas para modelos descontinuados como Sandero, Logan e Stepway. No caso argentino, a unidade ainda produz o Kangoo e a picape Alaskan.

Ainda não se sabe se uma eventual parceria com a Chery incluirá o desenvolvimento conjunto de veículos, motores ou plataformas — algo que já acontece na colaboração com a Geely.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

*Com informações do portal Auto Mais TV

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade