Projeto de lei propõe assentos prioritários para mulheres em ônibus de Goiânia

Iniciativa já recebeu parecer favorável da CCJ e visa coibir situações de assédio e garantir segurança

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Projeto de lei propõe assentos prioritários para mulheres em ônibus de Goiânia
(Foto: Divulgação)

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Goiânia pretende criar assentos prioritários nos ônibus do transporte coletivo da capital para mulheres.

De autoria do vereador Denício Trindade (União), a iniciativa já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e visa coibir situações de assédio, além de garantir mais segurança, tranquilidade e dignidade às passageiras que utilizam o transporte público.

Conforme o texto, os homens deverão ceder o assento da janela sempre que uma mulher solicitar, respeitadas as prioridades já asseguradas por lei.

Na justificativa, a proposta cita dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que indicam que 56% das mulheres brasileiras já foram vítimas de assédio no transporte coletivo.

O projeto ainda precisa ser aprovado em duas votações no plenário da Câmara Municipal, passar por comissão temática e, posteriormente, se aprovado, será encaminhado para sanção do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União).

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias