Formação rochosa rara, Chaminés de Fada serão abertas para visitação em Goiás

Pesquisadores da UFG, que foram responsáveis pela descoberta, passaram meses realizando estudos na região

Natália Sezil Natália Sezil -
Formação geológica foi apelidada de "chaminés de fada". (Foto: Divulgação/Joana Paula Sánchez)
Formação geológica foi apelidada de “chaminés de fada”. (Foto: Divulgação/Joana Paula Sánchez)

As formações rochosas raras que ficaram conhecidas como Chaminés de Fada serão abertas para visitação controlada. Descoberta por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), a paisagem localizada em Campos Belos, no Nordeste goiano, deve contar com trilha ecológica.

Após vários meses de estudo, a previsão dada por especialistas é de que isso aconteça em até 90 dias.

O cenário fica entre dois locais já conhecidos dos turistas, a Chapada dos Veadeiros e a Serra Geral de Goiás, somando aos cartões-postais do estado.

Além de pesquisadores da UFG, a análise da área contou com estudiosos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), do Centro Nacional de Desastres Naturais (Cemaden) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Um dos pontos destacados é o da conservação. As chamadas “Chaminés de Fada”, que se assemelham a torres com um formato arredondado no topo, precisaram de centenas de anos para serem formadas, moldando-se a partir da constante erosão da água sobre as rochas.

Por isso, é essencial manter a integridade dessas estruturas. A geóloga Joana Sanchez, que coordena os trabalhos de campo, contou à TV Anhanguera que o percurso deve ter cerca de 2 km e detalhou: “A gente fez uma passarela por onde se pode caminhar sem degradar as estruturas”.

“Como elas são muito frágeis, preferimos reduzir e limitar o uso, com entrada e saída em duas horas. Ali dentro, perto das chaminés, só é permitida a permanência de uma hora”, continuou.

Cada visita deve receber no máximo seis pessoas, com limite diário de 40 visitantes. Na área mapeada pelos pesquisadores, onde o acesso é mais fácil, é possível contabilizar centenas de torres – que vão desde poucos centímetros até quatro metros de altura.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Natália Sezil

Natália Sezil

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás, é estagiária do Portal 6 e atua na cobertura do cotidiano. Apaixonada por boas histórias, gosta de ouvir as pessoas, entender contextos e transformar relatos em narrativas que informam e conectam o público.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.