Aparecida de Goiânia já pode ter ultrapassado Anápolis como a 2ª economia de Goiás
Estudo do IMB mostra que em 2014 diferença já era inferior a 1%
Divulgado nesta quinta-feira (15), o estudo do Instituto Mauro Borges, entidade vinculada à Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento, sobre o Produto Interno Bruto (PIB) das cidades goianas, mostra a economia anapolina desacelerando enquanto a aparecidense segue em franca expansão.
De 2010 a 2014, a participação da economia anapolina entre as dez maiores economias goianas caiu de 10,4% para 7,7%. Já Aparecida de Goiânia, no mesmo período, viu sua participação subir de 5,4% para 7,1%.
O estudo ainda identificou que Aparecida cresce puxada pela indústria de transformação, farmoquímica e de alimentos. Justamente os mesmos nichos de Anápolis. O que leva a deduzir que indústrias preferiram se instalar em Aparecida e não em Anápolis, que tradicionalmente abriga esses setores em Goiás.
Como Anápolis já vinha desacelerando antes mesmo da recessão nacional, não será surpresa se os próximos estudos revelarem que a cidade perdeu o posto de segunda maior economia goiana para Aparecida – que há oito anos atrás era a quinta economia do estado.