Acidentes com vítimas fatais caíram 58% no último ano em Anápolis
Redução na cidade ajudou Goiás a melhorar em ranking nacional
Em comemoração a Semana Nacional de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) divulgou um levantamento inicial que mostra que os índices de acidentes e mortes no trânsito diminuíram em relação a esse mesmo período no ano passado, em Anápolis.
Os dados mostram que acidentes sem vítimas caíram de 1.694 para 1,076, representando uma queda de 36,4%, enquanto acidentes com vítimas fatais passaram de 43 para 25. Uma diferença de 58%.
Somados esses números com as demais cidades do estado, Goiás conseguiu obter a quarta maior redução nos índices de morte no trânsito para cada 100 mil habitantes no país, conforme aponta o presidente do Detran-GO Manoel Xavier em entrevista ao O Popular.
A quantidade de mortes no estado foi reduzida de 32,5 em 2014 para 27,9 em 2015. A meta do órgão é chegar aos 20 e futuramente atingir 18,7, que é a média nacional. “O importante é que estamos mantendo essa tendência de redução”, ressaltou.
Comportamentos
Alguns comportamentos do motorista são os maiores riscos de acidentes, como o excesso de velocidade, falta de cinto de segurança e avanço nos sinais vermelhos.
“Todas essas [ações] são quase que culturais, passadas de pai para filho. O que o Estado tem de fazer é repreender e educar. Estamos apoiando as prefeituras do interior com sinalização para impedir que essas pessoas ultrapassem os limites de velocidade”, relatou Manoel Xavier, que garante que o levantamento completo será concluído na próxima segunda-feira (25), quando termina oficialmente as ações da Semana Nacional de Trânsito.