Como funciona o Mundial de Clubes da FIFA?

O Mundial de Clubes da FIFA é uma competição que reúne os campeões de todos os torneios continentais disputados ao redor do mundo e a equipe do país que sedia o evento.
São clubes das seis confederações internacionais: CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania).
Para chegar ao Mundial, o time precisa vencer o campeonato continental da sua confederação. Cada continente tem a sua competição.
Em todos eles o campeonato em questão é a Liga dos Campeões, à exceção da América do Sul, que tem a Taça Libertadores da América.
A quantidade de vagas dos times participantes das ligas continentais é dividida por país, de acordo com sua representatividade a nível mundial.
Após o término das competições e a definição dos campeões, eles vão ao Mundial e se enfrentam em disputa mata-mata.
Leia também
- Meteorologia: frente fria pode derrubar temperaturas em Goiás, com municípios chegando a 6 °C
- Festival na Chapada dos Veadeiros reúne grandes nomes e tradições populares em sua 25ª edição
- Há 38 anos, Goiânia viveu o maior acidente radiológico do planeta
- Pena de Bolsonaro deve permitir regime semiaberto a partir de 6 anos de prisão
Os campeões da América do Sul e da Europa tem vaga direta nas semifinais, enquanto os campeões de Ásia, África, Oceania e América do Norte e Central, mais o time local, jogam entre si para saber quem enfrentará os dois principais clubes da competição.
Historicamente, é comum que a final seja decidida entre o campeão americano e o europeu. Por vários anos o Mundial foi disputado no Japão, mas recentemente ele passou a ser disputado nos Emirados Árabes.