Ano começa em Anápolis com cobra assustando moradores à noite
No ano passado, não foram poucas as manchetes no Portal 6 noticiando o aparecimento e resgate desses répteis na cidade
Uma guarnição do Corpo de Bombeiros teve de se deslocar à Vila São Vicente, bairro no extremo Sul de Anápolis, às 21h desta terça-feira (1º), para capturar uma cobra que estaria colocando em pânico os moradores de uma residência.
O animal em questão era uma jiboia adulta e foi pega pelos militares no quintal da casa.
Como não apresentava ferimentos ela, que não é peçonhenta, foi deixada em uma mata próximo ao local.
Essa foi a primeira cobra resgatada em Anápolis em 2019.
No ano passado, não foram poucas as manchetes no Portal 6 noticiando o aparecimento e resgate desses répteis em Anápolis.
Jiboias, jararacas, cascavéis e caninanas apareceram nos locais mais imprevisíveis possíveis, como dentro da máquina de lavar roupas, em móveis de escritório, na no motor de um carro e até na porta de empresas.
Motivos
Sempre que acionado, o Corpo de Bombeiros realizou a captura e devolveu as cobras à natureza. Essa ‘invasão’ pode ser explicada basicamente por dois motivos, como explica a médica veterinária Paula Damasceno, residente em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres na Universidade de Brasília (UnB).
“Elas buscam abrigo e alimentação. As expansões urbanas são fundamentais para limitar o habitat delas, então, principalmente nessa época chuvosa, elas buscam um lugar para se abrigar. Em relação a alimentação, as mesmas se alimentam de pequenos roedores e algumas espécies de aves. Dessa forma, elas costumam procurar locais cheios de entulho, que vão servir tanto para abrigo quando para captar a atenção de ratos, por exemplo”.
Precauções
Pequenas ações, no entanto, ajudam a prevenir o aparecimento desses animais.
“A melhor prevenção é não deixar abrigo e alimento a disposição dessas serpentes. As chances dessas ocorrências diminuem significativamente quando se toma precauções como fechar as frestas e buracos das paredes, evitar o acumulo de lixo ou entulho perto de casa, manter a grama aparada, afastar a cama de paredes, sacudir sapatos e roupas antes de usá-los, além de também usar botas quando estiver trabalhando, pisando em folhas ou capim seco e úmido e ter cuidado ao carregar tijolos, telhas e lenha.”
Precauções como essas também devem vir acompanhadas de extrema vigilância com as crianças, sobretudo em áreas rurais ou quintais sem muros e com muita vegetação.
https://portal6.com.br/2018/04/10/especialista-explica-porque-anapolis-esta-sendo-invadida-por-cobras/