Primeiro filme de faroeste goiano será exibido com entrada gratuita
Épica e ambientada no século XIX, produção conta com elementos da cultura local da época


Um Conto de Réis, filme do gênero western (faroeste) produzido em Goiás será exibido no 9º Festcine, festival de cinema realizado pela Prefeitura de Goiânia, neste sábado (28), a partir das 21h no Cine Ouro, instalado na Rua 03, Centro.
O curta-metragem de 21 minutos conta a história de uma pequena família que vive em uma propriedade rural isolada e luta contra violentos grileiros da oligarquia local para manter a posse de sua terra. A história é um épico ambientado no século XIX e com elementos da cultura goiana da época.
Danilo Kamenach, diretor e roteirista explica que produziu o filme em 2018 e conta que a obra toda foi toda idealizada com base em inspiração de histórias contadas por seus avós que moravam no interior de Goiás.
“Eu cresci ouvindo histórias e assistindo os filmes do Sergio Leone e do John Ford e quis produzir um filme com referências ao cinema western por sempre acreditar que há uma similaridade entre a cultura goiana e a cultura country americana, por conta da marcha para o oeste que houve nos dois países. Até mesmo o nome do filme, Um Conto de Réis é uma homenagem a famosa Trilogia dos Dólares, adaptada a moeda brasileira da época.
O filme foi inteiramente produzido por profissionais e elenco do cinema goiano, e teve como locação principal uma fazenda na cidade de Guapó no interior de Goiás onde a cenografia toda foi ambientada à realidade do século 19.

(Foto: Divulgação/Flávio Sousa)
“Tivemos todo o cuidado de pesquisar a fundo toda estética da época, através de fotografias antigas e relatos, pudemos recriar a atmosfera daquele tempo pra dar o máximo de veracidade ao filme e fugir de anacronismos e clichês”, pontua Danilo.
Segundo a Kam Filmes, essa é a primeira exibição oficial de Um Conto de Réis em Goiânia – que já foi exibido também em diversos festivais no Brasil, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Recentemente, de acordo com a produtora, houve as primeiras seleções em festivais internacionais na Nigéria e em um importante festival na Espanha, o Almeria Western Festival realizado na cidade cenográfica icônica no deserto de Tabernas que foi locação da maioria dos famosos filmes westerns spaghetti nas décadas de 60 e 70.
“Essa é a primeira obra brasileira exibida nesse festival que é exclusivamente de temática western”, comemora o diretor. Um Conto de Réis é uma produção da Kam Filmes, viabilizada com recursos da Lei Goyazes de incentivo à cultura e patrocínio da Catral Automação e Refrigeração.
No FestCine do Cine Ouro, outros diversos filmes produzidos por cineastas goianos seguem sendo exibidos até 30 de setembro. A entrada em todos os dias é gratuita e a programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Goiânia (http://www4.goiania.go.gov.br).