Em novo decreto, Caiado libera atividades econômicas por tempo indeterminado
"Primeiro, salvamos vidas. Agora, vamos ter responsabilidade na retomada das ações", observou o governador


Decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM) assinado nesta segunda-feira (27) prorroga por prazo indeterminado o período de funcionamento das atividades econômicas. A medida considera Nota Técnica nº 12/2020, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A prorrogação das atividades que terminaria nesta segunda-feira, para o início de um novo período de fechamento por 14 dias, pode ser revista a qualquer momento, conforme análise da evolução da situação epidemiológica em Goiás, permanecendo inalteradas as demais disposições, esclarece o novo decreto.
“Primeiro, salvamos vidas. Agora, vamos ter responsabilidade na retomada das ações”, comentou Caiado pelo Twitter.
A Nota Técnica, assinada pelo titular da SES, Ismael Alexandrino, recomenda a manutenção das atividades econômicas em funcionamento e as atividades executadas, mantendo rigorosa atenção e fiscalização aos protocolos sanitários gerais e específicos estabelecidos pela vigilância em saúde.
Ainda de acordo com o documento, a taxa de ocupação dos leitos de UTI disponibilizados pelo Estado, tem se mantido abaixo de 85% nos últimos 15 dias.
Vale destacar que o decreto não tem efeito em Anápolis, que segue os protocolos definidos pela matriz de risco elaborado pela Secretária Municipal de Saúde (Semusa). A cidade, atualmente, encontra-se no nível moderado, com restrição parcial das atividades econômicas.