Último sábado de lockdown foi regado a festinhas e bebedeiras secretas em Anápolis


Na madrugada deste sábado (13), policiais da Delegacia de Trânsito (DICT) realizaram uma nova etapa da operação Direção Consciente para combater motoristas que dirigem alcoolizados pelas ruas de Anápolis.
Mesmo a cidade ainda estando em lockdown contra a Covid-19, o que torna qualquer tipo de confraternização proibida, a equipe flagrou vários condutores sob efeito de álcool voltando das famosas ‘resenhas’.
“Encontramos 17 motoristas dirigindo bêbados e dentro da tolerância, que acarreta em multa. Outros quatro ultrapassaram a tolerância criminal e foram presos. Todos vinham de festas residenciais”, afirmou Manoel Vanderic, titular da DICT.
Esse número de prisões, conforme o delegado, só não foi maior porque a equipe teve de adaptar as operações para evitar aglomerações e exposição aos policiais.
Além da ação contra os bêbados, os agentes também andaram pelos bairros do município para ajudar na fiscalização do cumprimento das medidas de proteção relacionadas à pandemia.
“Nosso foco foi especialmente essas confraternizações residenciais. A gente focou nas reuniões e festas domiciliares. Tem acontecido muito”, explicou Vanderic.
“As pessoas fecharam o comércio, mas estão fazendo festa. Essa questão das festas não tem desculpa e tem acontecido com dezenas de pessoas, todo mundo bebendo, sem máscara e ainda dirigindo bêbado depois”, acrescentou.
Em tempo
O lockdown foi decretado para evitar o colapso do sistema de saúde em Anápolis.
Na manhã deste sábado (13), os leitos de enfermaria chegaram a capacidade máxima de ocupação. Todos os 99 existentes estão ocupados.
Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI, que chegou a ultrapassar os 95% na sexta (12), caiu para 89%. De 73, 65 estão com pacientes.
Os dados são da plataforma criada pela Prefeitura para monitorar o avanço da pandemia na cidade.