Começa os preparativos para a volta às aulas presenciais na rede municipal de Anápolis
Semed reafirmou a expectativa do retorno para o mês de agosto nas unidades de ensino da cidade
O protocolo de biossegurança para retorno às aulas presenciais em Anápolis começou a ser debatido pelas secretarias de Educação e de Saúde com os gestores das unidades de ensino da rede municipal.
O comitê, formado com a participação de representantes do Conselho Municipal de Educação, equipe gestora das escolas, professores, pais e estudantes, além de técnicos das pastas, se reuniu virtualmente na terça-feira (15).
Eles discutiram a elaboração da metodologia de ensino, além de metas e estratégias para a volta das aulas presenciais em consonância com as medidas de prevenção contra a Covid-19.
“Além de oferecer planos de ações, a Secretaria de Saúde também tem investido na imunização dos profissionais da Educação contra a Covid-19”, destacou a Prefeitura de Anápolis em comunicado à imprensa.
“As unidades de ensino receberam mais de R$ 1,9 milhão para aquisição de equipamentos de segurança, reparos e reformas para preparar o ambiente para a volta dos estudantes”, complementou.
Eerizania de Freitas, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reafirmou a expectativa de retorno para agosto.
“Estamos trabalhando para que todos os protocolos sejam cumpridos e as unidades sejam devidamente equipadas para recebermos nossos estudantes”.
Para Luciana Consolação, fiscal de Vigilância Sanitária e integrante da comissão, a capacitação dos profissionais da Educação é requisito básico no processo de retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino.
“A capacitação dos gestores em relação aos protocolos a serem adotados nas unidades de ensino é de extrema importância pois eles serão os executores de protocolos de segurança e multiplicadores destes aos demais membros da comunidade escolar (alunos, famílias e colaboradores) ”, elenca.
Raquel Rodrigues, gestora do CMEI Ildefonso Limírio Gonçalves, afirma que são tempos de desafios, mas também de esperança, e que o apoio da Semed é essencial para um retorno seguro.
“Esse é o momento de nos prepararmos, e esta live com os protocolos de biossegurança foi bastante esclarecedora. A partir dela, vamos nos organizar para recebermos nossos estudantes com segurança, pensando sempre numa educação de qualidade para tentar amenizar um pouco os impactos causados pela pandemia”, conta.