Novo arcebispo de Goiânia é defensor da educação, da ciência e dos mais pobres
Religioso substitui Dom Washington Cruz, que se aposentou em maio de 2021
Escolhido pelo Papa Francisco para ser o novo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros, de 55 anos, é defensor da educação, da ciência e dos mais pobres.
A cerimônia que o empossou no novo cargo foi realizada nesta quarta-feira (16), no Santuário Basílica Sagrada Família.
Antes de assumir a Arquidiocese de Goiânia, Dom João comandava a Arquidiocese de Montes Claros. Ele substituirá Dom Washington Cruz, que se aposentou em maio de 2021, após 19 anos na função.
Doutor e Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, o religioso também é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
Adepto das redes sociais, Dom João Justino mantém um programa diário no Spotify. Pelo Twitter, ele compartilhou o momento em que estava no avião embarcando para Goiânia, ao lado da mãe das irmãs.
Embarcando no aeroporto Regional da Zona da Mata (IZA) rumo a Goiânia. Minha mãe e minhas irmãs me acompanham. Que o Senhor nos abençoe na nova missão. 🙏🙏🙏 pic.twitter.com/NS47a3Oy4x
— Dom João Justino de Medeiros Silva (@domjoaojustino) February 16, 2022
Entre as referências do religioso estão Dom Pedro Casaldáliga, um dos principais defensores da Teologia da Libertação e o educador Paulo Freire.