Auxílio mensal de R$ 606 tem novas regras; veja quem pode receber o benefício

Benefício é pago a pessoas que já recebem outro auxílio do Governo Federal

Pedro Hara Pedro Hara -
Novo auxílio de R$ 600: consulte pelo CPF se você terá direito de receber
Pais solteiros terão direito de receber o pagamento retroativo do Auxílio Emergencial de 2020. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Pago a beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o auxílio mensal de R$ 606, chamado de auxílio-inclusão, terá novas regras para recebimento.

O pagamento é realizado a todos aqueles que recebem o BPC, mas que porventura consigam um emprego. O objetivo é estimular que o beneficiário procure um trabalho e, ao acha-lo, não tenha medo de perder o auxílio.

Criado em novembro de 2021, o pagamento é realizado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O valor corresponde a metade de um salário mínimo, ou seja, R$ 606.

Auxílio mensal de R$ 606 tem novas regras; veja quem pode receber o benefício

Em primeiro lugar, assim como em todos os benefícios pagos pelo Governo Federal, é necessário estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Antes de receber o benefício, o interessado deve preencher alguns requisitos previamente definidos.

É necessário comprovar a deficiência por laudo médico, não estar com o nome na restrição de crédito, ter sido beneficiário do BPC nos últimos anos, renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa, possuir atividade remunerada e estar inscrito no Regime Geral da Previdência Social ou no regime municipal e estadual.

Caso o requerente preencha todos estes pré-requisitos, ele está apto para realizar a solicitação, que pode ser feita de maneira online e offline.

Se por acaso a primeira forma for escolhida, o pedido por ser feito pelo site do INSS ou pelo aplicativo “Meu INSS”, que está disponível para Android e iOS.

Após realizar a solicitação de maneira online, é necessário esperar até 30 dias úteis para receber a resposta do Instituto.

Entretanto, caso opte pelo modo tradicional e offline, existem duas possibilidades. A primeira é de ligar para o 135, telefone de atendimento do INSS e que funciona de segunda a sábado, das 07h às 22h, ou então em um posto de atendimento.

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