“Me chamou de vagabunda”, diz usuária da Uber em Goiânia após viagem angustiante com motorista
Provocada no Twitter, a empresa ainda não respondeu os questionamentos feitos por internautas
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Um relato angustiante de uma usuária da Uber em Goiânia causou revolta entre os internautas no Twitter. Após solicitar uma viagem pelo aplicativo de carona, a mulher teria sido duramente ofendida pelo motorista que a atendeu.
Segundo a vítima, na última quinta-feira (09) ela estava saindo da Praça Joaquim Lúcio, no setor Campinas, onde participava de uma ação para levar refeições à pessoas em situação de rua.
Ao entrar no carro, o condutor teria iniciado um diálogo e dito à mulher “diga com quem tu andas que eu direi quem tu és”.
Na sequência, o motorista de aplicativo ainda teria falado que a usuária estaria contribuindo para aumentar a criminalidade, ao alimentar as pessoas na rua.
“Me chamou de vagabunda e não me deixava sair do carro (…) Me sentí [sic] violentada como pessoa, em risco, em choque e morrendo de medo de andar no veículo desse ser humano”, afirmou a mulher.
Ela também destacou que reportou a situação à central da Uber e afirmou ter procurado uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência.
Outros perfis no Twitter comentaram na publicação da usuária, exigindo que a companhia desse alguma satisfação. Mas até o momento, o perfil oficial da empresa não se manifestou.
Com a palavra, a Uber:
Não foi possível verificar o caso relatado pelo Portal 6 porque, até o momento, não foram fornecidas à empresa informações suficientes para checar se a ocorrência mencionada se deu em viagem com o aplicativo da Uber. De toda forma, casos como esse levam ao banimento da conta do motorista. A Uber repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater e denunciar casos de assédio e violência e se coloca à disposição para colaborar com as autoridades nas investigações.
A empresa defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Por isso, desde 2018 a empresa mantém o compromisso de participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher e possui diversos projetos voltados para isso. Mais recentemente, anunciamos, em parceria com o MeToo, um canal de suporte psicológico para apoiar vítimas de violência de gênero na plataforma.
Além disso, a Uber segue investindo constantemente em conteúdos educativos contra o assédio para motoristas e entregadores parceiros. Em conjunto com o Instituto Promundo, foi lançado o Podcast de Respeito e mais recentemente a Uber lançou uma campanha educativa de combate ao assédio também em parceria com o MeToo Brasil.
Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo, o compartilhamento de localização, gravação de áudio, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros