6 benefícios que a maioria dos jovens podem solicitar e não sabem
Faixa etária entre 15 e 29 anos tem garantida por lei diversas vantagens e acessos facilitados
Muitos jovens podem ainda não saber, mas existe um documento que possibilita diversos benefícios à população com idades entre 15 e 29 anos.
Se trata da ID Jovem. Através da documentação, diversas vantagens são oferecidas para quem apresentar a carteirinha em eventos culturais ou esportivos.
O usuário pode ser beneficiado até mesmo em terminais de transporte coletivo!
Sendo assim, confira a seguir alguns direitos que podem ser proporcionados pela ID Jovem.
6 benefícios que a maioria dos jovens podem solicitar e não sabem
Quem pode receber o ID Jovem?
Primeiramente, é importante destacar que alguns pré-requisitos precisam ser seguidos para obter o documento.
É necessário estar na faixa etária de 15 até 29 anos de idade e possuir renda familiar de até dois salários mínimos. Além disso, o jovem deve estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal.
A ID Jovem é emitida pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) de forma gratuita por meio do site do do programa.
A outra alternativa é emiti-la diretamente no aplicativo ID Jovem 2.0 (Oficial), disponível para aparelhos com sistema operacional Android ou iOS.
Para que a documentação seja liberada, é necessário que o jovem saiba seu Número de Identificação Social (NIS) e que seu cadastro junto ao CadÚnico tenha sido atualizado nos últimos 24 meses.
O documento tem validade de 180 dias, sendo necessário emitir novamente após o final do prazo.
1. Acesso à cultura
Quem levar a ID Jovem para cinemas, cineclubes e teatros terá direito à pagar meia-entrada nos estabelecimentos.
Dessa forma, a pessoa beneficiada poderá desfrutar das exibições e expandir seus horizontes culturais sem ser penalizado financeiramente por isso.
2. Esporte
Da mesma forma que o documento permite um maior acesso à eventos culturais, ele também permite que o jovem possa aproveitar eventos esportivos, pagando metade do preço.
Um bom exemplo do uso do benefício é na comprar de ingressos para ir ao estádio, acompanhar uma partida de futebol do clube de coração!
3. Shows
Outra forma de aproveitar a meia-entrada disponibilizada através da ID Jovem é indo a apresentações musicais e até mesmo circenses.
Dessa forma, o detentor da carteirinha ganha a oportunidade de ver de pertinho aquele artista ou grupo musical que tanto admira.
4. Transporte
Além das vantagens oferecidas pela meia-entrada, o beneficiário tem assegurado o direito de se deslocar gratuitamente em veículos de transporte interestadual de passageiros.
São sempre reservadas duas vagas gratuitas por viagem em ônibus, trens e embarcações convencionais do sistema de transporte nacional
5. Carteira estudantil
Não é necessário ser estudante para emitir a ID Jovem. Porém, aqueles que estiverem matriculados em alguma instituição de ensino podem ser beneficiados com a documentação.
Isso porque o detentor do documento estará isento de pagar a taxa de emissão da carteira estudantil, caso julgue necessário possuir uma.
6. Informações de ensino
Por último, mas não menos importante, o estudante recebe mais uma vantagem ao acessar o aplicativo da ID Jovem.
Através da ferramenta, ele poderá acessar a informações de cursos e às questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizados em anos anteriores.
Dessa forma, se preparar para a prova tão conhecida e, por vezes, temida pelos jovens se torna uma dor de cabeça a menos para quem portar a documentação.
E aí, aprovado?
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!