Concurso da PMGO: veja como conciliar o trabalho com os estudos para a prova
Inscrições para o certame começam em 29 de abril e seguem até 30 de maio
Faltando apenas três meses para a prova objetiva do concurso da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), os concurseiros já devem se preparar para realizar primeira etapa do processo seletivo.
Vale destacar que o certame está oferecendo 1.520 vagas para soldados combatentes e da área de música com remuneração inicial de R$ 6.353,13 e que as inscrições começam em 29 de abril e seguem até 30 de maio com uma taxa de R$ 110.
As provas objetivas vão ser aplicadas dia 10 de julho e ela será composta por 50 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa (10), Aspectos históricos e demográficos do estado de Goiás (05), Legislação Extravagante (04) e Redação.
- Empresário de Goiás que matou companheira e fingiu que ela tinha desaparecido é condenado a 17 anos de prisão
- Vazamento de esgoto toma quadra no Bairro de Lourdes e moradores reclamam de mau cheiro há mais de mês: “insuportável”
- Aeronave capota durante tentativa de pouso por causa de ventania forte em Goiás
Além disso, também terá cinco questões de Noções de Direito Penal, seis de Noções de Direito Constitucional, seis de Noções de Direito Administrativo, quatro de Noções de Direito Penal Militar e cinco de Noções de Direito Processual Penal Militar.
Estudos
Com isso, o coordenador de carreiras do AlfaCon Concursos Rogério Dal Piva dá algumas dicas para os concurseiros se prepararem para a realização da prova.
Primeiro, os concurseiros devem revisar o conteúdo e a resolução de exercícios de provas realizadas anteriormente pelo Instituto AOCP, que é a banca organizadora.
Ele aconselha que os candidatos dediquem a maior parte do tempo de estudo para as matérias de Língua Portuguesa e Direito, pois elas correspondem a mais da metade do exame.
Os concurseiro precisam construir um cronograma de estudos, separados pelas áreas de conhecimento. “Se a pessoa trabalha, pense em uma rotina entre duas a três horas de estudo por dia”, afirma.
Segundo o coordenador, ideia é poder estudar cerca de dois ou três assuntos por dia e, inicialmente, com metas e prazos curtos, que serão aumentados conforme a disponibilidade do estudante.
Além disso, Rogério explica que é interessante procurar por cursos preparatórios que oferecem gratuitamente algumas apostilas e até mesmo aulas ao vivo.
“Há muito conteúdo sendo transmitido, ao vivo, pela internet por professores ou cursos preparatórios”, ressalta. Para ele, esse método permite treinar diretamente para a prova ao aplicar o conteúdo estudado.
“É uma maneira de transformar as informações obtidas pelos livros e vídeoaulas na internet de maneira passiva para ativa, facilitando a assimilação e memorização dos conteúdos”, explica.







