Este é o jeito certo de usar o papel alumínio e a prova de que muitas pessoas estavam errando

Para alimentos frios e quentes, há uma forma correta de usar esse item

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
papel alumínio
Papel alumínio.(Foto: Reprodução)

Por mais que usemos muito o papel alumínio na cozinha em diversas preparações, muita gente não sabe qual lado fica para dentro. Por isso, hoje vamos te mostrar o jeito certo de usar o papel alumínio.

Antes de irmos para essa questão, saiba que esse item é usado para agilizar o cozimento, evitar respingos, assar alimentos individualmente (como batatas e beterrabas, por exemplo). Além disso, ele assa alimentos em “papillote” (pacotinhos que concentram os ingredientes e os sabores) e ainda forra assadeiras para evitar que os alimentos grudem.

Dito isso, entenda que se você usá-lo de forma errada, acaba estragando sua comida e não obtendo o resultado que esperava. Mas chega de rodeio!

Afinal, qual o jeito certo de usar o papel alumínio?

Existem duas formas de usar esse papel. Assim, primeiro quando se trata de alimentos a serem cozidos e assados, o lado ideal do papel alumínio para ficar do lado de dentro é o brilhante e liso. Isso vai ajudar a não deixar os alimentos grudarem no papel, de modo a não interferir na textura final. Além disso, ainda preserva o calor do alimento durante o cozimento.

A outra forma, é quando se trata de congelamento ou manter o alimento em temperatura ambiente. Nesse caso, a utilização deve ser o contrário. Por isso, use o lado fosco para dentro e o lado brilhante para fora. Por que fazer isso? Simples! Com o lado brilhante para fora o calor é refletido, o que faz com que a temperatura interna seja melhor mantida, nesse caso fria.

É seguro colocar o papel alumínio nas comidas? Veja a resposta

É muito comum usarem papel alumínio em algumas preparações no forno. (Foto: Reprodução)

Confira também:

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.