Enel encontra mais de 60 pontos com “gatos” durante fiscalização em Goiânia
Ação foi realizada na última semana e contou com o auxílio da PM e Polícia Técnico Científica
Uma operação da Enel, em conjunto com a Polícia Militar (PM) e a Polícia Técnico Científica, conseguiu identificar 64 residências que promoviam o furto de energia. A ação ocorreu durante a última semana nos bairros Conjunto Vera Cruz 1 e 2 e no Jardim do Cerrado 4, em Goiânia.
As equipes também puderam verificar ligações clandestinas em cerca de 57 pontos que apresentavam medidores com suspeita e/ou comprovação de irregularidade. Cinco pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto.
Popularmente conhecido como “gato”, o desvio de energia possui pena prevista de um a oito anos de reclusão para quem o fizer, além de comprometer a qualidade do fornecimento da mesma e ser um risco para a segurança de todos.

- Morte de jovem de Anápolis após receber descarga elétrica causa comoção nas redes sociais
- Com espírito empreendedor, adolescente de Luziânia transforma calçada em estúdio de cílios e sonha em conquistar o próprio espaço
- Jovem morre eletrocutado após tocar em máquina descalço enquanto trabalhava em Anápolis
“As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica e podem causar curtos-circuitos, ocasionando interrupções no fornecimento de energia e prejudicando a qualidade do serviço inclusive para os clientes regulares da companhia”, explicou o responsável pela operação, Leonardo Pacheco.
“Além de crime, as fraudes e furtos contribuem para elevar o valor da conta de luz para todos os consumidores”, completou.
Durante os quatro dias do evento, 279 pontos com suspeitas de irregularidades foram inspecionados, sendo que em alguns casos, os próprios moradores procuravam a equipe para poder se regularizar.






