6 curiosidades sobre o Flamengo que todo torcedor precisa conhecer

Flamengo é um dos clubes mais populares do Brasil, com 126 anos, o clube possui uma longa história construída nestes anos de existência

Pedro Hara Pedro Hara -
Flamengo
Flamengo surgiu inicialmente como um clube de remo. (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Um dos clubes mais importantes e vitoriosos do Brasil, o Flamengo possui uma longa história construída em 126 anos de existência. Nesse meio tempo o clube acumulou diversas curiosidades.

6 curiosidades sobre o Flamengo que todo torcedor precisa conhecer

1. Dissidência no rival criou o futebol no Flamengo

Fundado em 1895, o Flamengo nem sempre foi um clube de futebol. A princípio, a equipe surgiu como um time de remo. Por isso o nome ‘Clube de Regatas Flamengo’.

Após 16 anos, em 1911, em virtude de jogadores do Fluminense se revoltarem com a diretoria, atletas do rival criaram o primeiro esquadrão de futebol da agremiação. A estreia na modalidade ocorreu em 1912.

flamengo

Logo que saíram do Fluminense, atletas fundaram o futebol no clube (Foto: Reprodução/Flamengo)

2. Equipe possui dois hinos

Os versos mais conhecidos pela torcida são “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo”. Ele foi composto por Lamartine Babo, em 1945, e adotado oficialmente em 1950.

No primeiro hino da história do rubro-negro, o trecho que abre a composição é “Flamengo, Flamengo, tua glória é lutar”. A música foi composta por Paulo Magalhães.

lamartine babo

Embora possua dois hinos, o mais famoso foi composto por Lamartine Babo. (Foto: Reprodução)

3. Rubro negro possui o 3º e o 5º maior público da história do futebol

Os cinco maiores públicos da história do futebol mundial foram registrados no Maracanã. Entre eles, estão dois jogos envolvendo o clube.

Em um desses jogos, Fluminense e Flamengo registraram o terceiro maior público da história. No total, 194.603 pessoas assistiram ao empate em 0x0 no Fla-Flu, em 15 de dezembro de 1963.

Da mesma forma, outro clássico onde estava envolvido também teve grande público. Em 04 de abril de 1976, o time venceu o Vasco por 3×1.

flamengo campeão carioca

Apesar de ter empatado o Fla-Flu, rubro-negro levou o título Carioca de 1963 . (Foto: O Dia)

4. Mascote

Atualmente abraçado pelo torcedor, o urubu surgiu com o intuito de provocação por parte das torcidas rivais por conta do grande número de torcedores negros que a equipe possuía.

Entretanto, em um clássico contra o Botafogo em 1969, um grupo de amigos resolveram soltar a ave no Maracanã. O animal sobrevoou as arquibancadas e pousou no gramado do estádio. Naquele dia, o Flamengo venceu e, como resultado, a torcida adotou o mascote.

urubu

Mascote é tão querido que está es na entrada do Centro de Treinamento do Flamengo. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

5. As primeiras cores eram outras

Antes do tradicional vermelho e preto, o clube foi fundado com as cores azul e amarelo. Entretanto, elas foram trocadas pois desbotavam com facilidade por conta do sol e do suor.

A fim de homenagear as origens do clube, o Flamengo lançou um terceiro uniforme com listras azuis e amarelas em 2010. No entanto, a novidade dividiu opiniões.

flamengo camisa

Camisa ficou conhecida como ‘Tabajara’. (Foto: Reprodução)

6. Esportes Olímpicos

O Flamengo não possui uma equipe forte apenas no futebol. Com a finalidade de ter esquadrões competitivos em várias modalidades, o time também investe nos esportes olímpicos.

Por exemplo, no basquete, são cinco títulos a nível continental e mundial. Além disso, é o maior campeão do Novo Basquete Brasil (NBB), com 07 títulos conquistados.

Campeã olímpica, a ginasta Rebeca Andrade é atleta do clube. Outro medalhista de ouro que está no rubro negro é o canoísta Isaquias Queiroz.

flamengo rebeca andrade

Ginasta conquistou duas medalhas nas Olimpíadas de Tóquio. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade