Anápolis já tem protocolo específico para atender casos suspeitos de varíola dos macacos

Estado já tem quadros em investigação, mas município ainda não tem notificação

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Anápolis já tem protocolo específico para atender casos suspeitos de varíola dos macacos
Goiás está em nível crítico em relação a varíola dos macacos. (Foto: Reprodução)

Com a crescente no número de casos de varíola dos macacos no Brasil, os profissionais de saúde de Anápolis passaram por treinamentos específicos para atender eventuais pacientes contaminados.

A capacitação foi realizada pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES). Ao Portal 6, a diretora de vigilância epidemiológica do município, Mirlene Garcia, explicou como funciona o protocolo.

O paciente com sintomas se dirige à unidade de saúde, onde receberá os cuidados iniciais e fará a coleta de material para exame.

Nos quadros sintomáticos leves, a pessoa é mandada para casa, mas será monitorada. Ela precisa cumprir isolamento social nos mesmos moldes que os doentes com Covid-19.

Se houver casos graves, é realizada uma avaliação. Em havendo necessidade de internação, o paciente é encaminhado ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, referência para patologias do tipo.

Por ora, Anápolis ainda não tem casos suspeitos de varíola dos macacos. No entanto, o boletim mais recente do Ministério da Saúde indica 76 infecções em seis estados e no Distrito Federal.

Ainda não há confirmação, mas Goiás conta com três casos suspeitos registrados da doença, sendo um deles uma mulher de Goiânia, de 43 anos.

Caso suspeito 

O Ministério da Saúde definiu como sendo um caso suspeito o indivíduo que apresentar subitamente febre, aumento dos linfonodos do pescoço e erupções agudas na pele.

Além disso, ficou definido como caso provável a pessoa que apresentar sintomas e tiver tido contato com alguém com suspeita\comprovação da doença, ou que tiver viajado para algum país endêmico ou com casos registrados nos dias anteriores.

Isabella Valverde

Isabella Valverde

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com passagens por veículos como a TV Anhanguera, afiliada da TV Globo no estado. É editora do Portal 6 e especialista em SEO e mídias sociais, atuando na integração entre jornalismo de qualidade e estratégias digitais para ampliar o alcance e o engajamento das notícias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade