6 benefícios que todo trabalhador tem direito ao tirar férias e não sabe
Por mais que o período seja tão sonhado diariamente, diversos trabalhadores não fazem ideia dos direitos que possuem
As férias podem ser consideradas como um dos momentos mais aguardados por cada trabalhador brasileiro que se dedica diariamente à sua profissão.
Pé na areia, sol, piscina, descanso, curtir com a família e os amigos. Vários são os planos pensados exclusivamente para o período, porém, em alguns casos, bate aquela incerteza sobre o que poderá acontecer.
Por mais que o período seja tão sonhado diariamente, diversos trabalhadores não fazem ideia dos direitos que possuem ao tirar férias.
Então, se você quer saber os direitos que possui ao tirar o seu merecido tempinho de descanso, confira a seguir.
6 benefícios que todo trabalhador tem direito ao tirar férias
1. Férias remuneradas
Claro que um dos melhores benefício para todos os trabalhadores, é poder continuar recebendo aquele suado salário mesmo durante o período de férias.
Ao menos dois dias antes do período de descanso, a empresa contratante precisa efetuar o pagamento dessa pequena pausa para o seu funcionário.
2. Vender férias
Um benefício que poucos sabem, é que todo trabalhador possui o direito de vender uma certa parte das suas férias ao empregador.
1/3 do período de descanso é o equivalente ao mesmo tanto do valor do salário, o que pode acabar sendo um bom negócio para o profissional.
É importante ressaltar que não é porque o trabalhador está vendendo a sua folga que ele ficará sem qualquer dia para relaxar. Afinal, não podem ser vendidos mais de 1o dias.
3. Fracionamento das férias
Um outro benefício que o profissional possui total direito, é o de optar pelo fracionamento das suas férias.
Neste caso, ao invés de tirar 30 dias corridos para descanso, o trabalhador pode combinar com o empregador uma forma que fique melhor para todos, podendo dividir esse período em até três.
Com isso, ao invés de apenas um único momento ao ano para esfriar a cabeça, é possível obter um pouquinho mais.
4. Terço de férias
Pode ser que você nunca tenha ouvido falar no termo “terço de férias”, mas saiba, esse benefício é um direito que pode ser uma verdadeira mão na roda durante o período.
O que isso quer dizer? Basicamente, nas férias o trabalhador deve receber do empregador o equivalente a um terço do seu salário, o que na prática quer dizer um acréscimo desse um terço na quantia a ser recebida.
5. Período de férias
Todo trabalhador possui o direito garantido por lei de tirar 3o dias de ausência após ter completado 12 meses consecutivos de trabalho.
Mesmo que exista a possibilidade de vender parte desse período, é uma decisão que deve ser tomada exclusivamente pelo profissional.
6. Plano de saúde
Se a empresa para que você trabalha fornece plano de saúde, saiba que tal benefício não pode ser retirado durante o período de férias.
Inclusive, esse tempo de ausência do trabalho é o mais utilizado pelos profissionais para cuidar da saúde, o que aponta um motivo extra para que o plano não possa ser retirado.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!