Quais as cidades que estão com clima mais ‘desértico’ em Goiás

Regiões estão com umidade relativa do ar abaixo do registrado até mesmo no deserto do Saara

Emilly Viana Emilly Viana -
Quais as cidades que estão com clima mais ‘desértico’ em Goiás
ainda é preocupante. (Foto: Rafael Tomazeti / Portal 6)

Pior do que o Saara. Com o avanço do período seco, a umidade relativa do ar em municípios de Goiás chega a níveis equiparáveis a clima de deserto.

Nesta sexta-feira (02),  a previsão é que, ao longo do dia, diversos municípios registrem umidade abaixo de 20%.  Na capital, por exemplo, a mínima vai ficar em 16% – assim como Porangatu – situada na região Norte do estado.

Anápolis e Jataí  os índices vão acusar 18%. Além disso, regiões turísticas também estão sofrendo com a baixa umidade. Em Caldas Novas, o índice está em 22% e em Pirenópolis, 18%. Os dados são Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

A título de comparação, cidades no deserto africano do Saara registraram umidade entre 20% e 30% nesta quinta-feira (01º). O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define que, entre 20% e 30%, o cenário é de estado de atenção. Abaixo de 20%, a região entra em estado de alerta.

E aí vale a máxima: nada está tão ruim que não possa piorar. A previsão para os próximos dias é que o índice da umidade fique em um patamar ainda mais crítico, podendo chegar até 10% – patamar semelhante ao que tem sido registrado no Deserto do Atacama, o mais árido do mundo.

Amplitude térmica

Outra característica desértica que chama a atenção neste período é a amplitude térmica. Na região Leste, a temperatura no início do dia tem sido de 13ºC e, com o passar das horas, os termômetros chegam a bater 33ºC. A variação é menor que no Saara, em que a diferença entre máxima e mínima foi de 10 graus.

Autoridades de saúde alertam que alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante este período. A previsão é que o estado receba chuvas, de forma a melhorar a umidade e a amplitude térmica, na segunda metade de outubro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade