Esta é a lista de coisas que não se pode colocar na panela de pressão
É preciso ter muito cuidado ao usar sua panela, principalmente, quais itens você vai preparar lá dentro
Se você acha que essa história de panela de pressão é coisa de alta tecnologia, que surgiu há poucas décadas, você está bem enganado!
A verdade é que desde os tempos de seus tataravós, essa panela já existia! Isso porque ela surgiu na França em 1679, e foi chamada inicialmente de Marmita de Papin ou Digestor de Papin.
Naquela época, seu inventor queria mostrar que o aumento de pressão sobre um líquido faz elevar a sua temperatura de ebulição.
- Churrasco sem fumaça e sem sujeira: novo tipo de carvão vira tendência e está conquistando os brasileiros
- Fiat Siena vira 1º carro brasileiro movido a água, mantendo o motor original que não emite poluentes, somente vapor d’água pelo escapamento
- O boi selvagem que vive onde o oxigênio é escasso, mede quase dois metros, suporta frio extremo e é essencial para o ecossistema
Assim, a tal “Marmita” servia apenas como instrumento científico e era composta de um cilindro de ferro e um segundo cilindro de bronze hermeticamente fechado, através de uma tampa circular de bronze.
Afinal, como funciona a panela de pressão?
Sem muitos segredos, quando fechamos a panela, ela já contém uma quantidade de ar, que está com a pressão igual à atmosférica.
Visto que nela há uma borracha que veda a panela, ao aquecermos-a, os vapores de água vão aumentando e seu escape fica impedido.
Desse modo, a pressão do ar aprisionado se soma com a dos vapores, fazendo com que a pressão interna se torne ainda maior.
Assim, com uma alta pressão, o líquido entra em ebulição em uma temperatura mais alta e cozinha mais rapidamente os alimentos.
Perigos
Por mais eficiente que seja essa panela, há alguns riscos ao usá-la, já que as válvulas, que controlam a pressão, quando entupidas causam a explosão.
E não para por aí, alguns alimentos também podem impulsionar isso, latas e até mesmo a sobrecarga da panela. Veja!
Esta é a lista de coisas que não se pode colocar na panela de pressão:
– Ervilha seca
– Cevada
– Aveia
– Leite condensado de caixinha
– Bebidas gaseificadas
– Leite condensado de caixinha
– Carnes congeladas
– Mingau de aveia
– Alimentos congelados
– Refrigerantes
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades!






