Primeiro médico de Anápolis chegava à cidade há exatos 100 anos e marcou história
Nome lendário na cidade teve forte atuação na região e atendeu como oftalmologista. Hoje, dá nome a ruas e colégio
Em 2022, o Dia do Médico, celebrado nesta terça-feira (18), teve um simbolismo ainda mais especial para os profissionais de Anápolis.
Trata-se, afinal do ano em que se comemora o centenário do famoso Dr. Genserico Gonzaga Jaime, que marcou o nome na cidade e hoje é homenageado em colégio, rua e outros espaços.
A importância do profissional se deve ao fato de ter sido o primeiro a atuar na cidade. Ele chegou em terras anapolinas ainda em 1922.
Ao Portal 6, o Dr. Wolney Ronaldo Silva, primeiro neurologista de Anápolis, contou que Genserico nasceu na cidade de Goiás, se formou no Rio de Janeiro. Posteriormente, veio para a cidade com o objetivo de exercer a medicina.
“Ele era um médico muito bom e por mais que fizesse medicina de tudo, atuando também no interior, ele era principalmente oftalmologista”, afirmou.
O famoso médico permaneceu na cidade até 1943, ano em que acabou falecendo. Mas, se engana quem pensa que durante a vida, o profissional se dedicou apenas à medicina.
Genserico Gonzaga Jaime foi também Presidente do Conselho Municipal (vereador) em Anápolis em 1924, Diretor Geral da Saúde do Estado de Goiás em 1930, Constituinte Estadual em 1935 e Deputado Estadual de 1935 a 1937.
Em 1958, o médico doou uma área para a construção de um grupo escolar, local onde hoje se encontra o Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Dr. Genserico Gonzaga Jaime.