O que você precisa saber para fazer o Caminho de Cora de bicicleta

Percurso pode ser a escolha ideal para ciclistas que amam estar em contato com a natureza

Emilly Viana Emilly Viana -
O que você precisa saber para fazer o Caminho de Cora de bicicleta
Ciclistas em entrada para trilha Caminho de Cora Coralina. (Foto: Divulgação)

Misturando história, natureza e cultura, o Caminho de Cora Coralina é figurinha carimbada na rota dos exploradores em Goiás. O roteiro passa por 05 cidades históricas, mais de 20 igrejas, inúmeras cachoeiras e parques, e oferece uma experiência única para os amantes de bike e ecoturismo.

A dica é pedalar em uma velocidade regular e parar fazer fotos, conversar com os moradores e admirar as paisagens. Além de ficar de olho na estrada, o ciclista deve ficar atendo às marcas em árvores, pedras e cercas, que, como em uma caça ao tesouro, marcam o caminho.

A trilha é de fácil acesso para iniciantes no pedal, mas também oferece desafios para os mais ‘brutos’: tem trechos com cascalho, descidas em pirambeiras, estradas longas pra pegar velocidade, terrenos de areia e de rochas grandes. Além da diversão, o passeio vai render um excelente treino.

Para quem escolheu viver a aventura de bike, a vantagem é que o percurso, que dura de 13 a 15 dias caminhando, é reduzido para quatro a oito dias. O tempo, porém, pode ser estendido se a ideia é aproveitar um pouco mais as cidades turísticas e cachoeiras.

Apesar de ser uma trilha autoguiada, o uso de GPS é indispensável no Caminho de Cora. Por isso, recomenda-se ao turista que traga consigo um carregador externo. Lanterna de cabeça (headlamp), óculos e canivete multiuso também são equipamentos indicados para facilitar a jornada.

A Associação Caminho de Cora Coralina indica, ainda, que os ciclistas evitem pedalar nos períodos noturnos e que não entrem em nenhum atalho. Outro dica é sair do local de hospedagem o mais cedo possível, já que a segurança da viagem depende do tempo médio para se fazer o trecho, da capacidade física e das condições climáticas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade