Você pode ter direito a isenção de IPVA se tiver alguma destas doenças
Para garantir a dispensa do pagamento, o motorista precisa antes passar por uma avaliação médica em alguma clínica credenciada ao Detran
Diversos condutores não costumam saber, mas existe uma série de doenças e condições físicas que garantem isenção no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Para garantir a dispensa o motorista precisa antes passar por uma avaliação médica em alguma clínica credenciada ao Detran e obter um laudo que comprove a condição a qual tiver sido diagnosticado.
Além da isenção do IPVA, pessoa com deficiência (PCD) contam também com a liberação do pagamento de alguns impostos na hora de comprar um novo veículo, o que permite um certo alívio financeiro para este grupo.
Vale ressaltar que não é preciso se preocupar com o momento de revender o automóvel adquirido, pois o desconto obtido na compra não é considerado na hora de vender o carro. Ou seja, na revenda é considerado apenas o valor do carro presente na própria tabela FIPE.
Os veículos vendidos com descontos para PCDs possuem o intuito de fornecer uma direção mais otimizada, de forma a permitir uma melhora da qualidade de vida destes condutores.
A isenção não vale somente quando o automóvel é comprado pela própria pessoa, sendo assim possível a compra pelos pais, cônjuges ou responsáveis legais.
Em cima do valor do carro ainda é possível obter descontos sob o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em caso de financiamento.
Você pode ter direito a isenção de IPVA se tiver alguma destas doenças
Amputações ou ausência de membros;
Artrite reumatoide;
Artrodese;
Autismo;
AVC;
Cardiopatia;
Condromalácia patelar;
Doenças degenerativas;
Deficiência intelectual severa ou profunda;
Deficiência auditiva;
Deficiência visual com acuidade visual igual ou menor que 20/200 na tabela de Snellen no melhor olho; campo visual inferior a 20 graus; ocorrência simultânea das duas situações; visão monocular;
Encurtamento de membros e más formações;
Esclerose múltipla;
Escoliose acentuada;
Falta de força em membros;
Falta de sensibilidade;
Hemiparesia ou hemiplegia;
Hérnia de Disco;
Lesão por Esforço Repetitivo (LER);
Linfomas;
Lesões com sequelas físicas;
Lesão no manguito rotador;
Mastectomia;
Membros com deformações congênitas ou adquiridas;
Monoparesia;
Monoplegia;
Nanismo;
Neuropatias diabéticas;
Ostomia;
Paralisia;
Paraplegia;
Paresia;
Parestesia;
Parkinson;
Poliomielite;
Problemas graves na coluna;
Próteses internas e externas;
Quadrantectomia;
Renal crônico;
Síndrome de deficiência imunológica (HIV);
Talidomida;
Tendinite crônica;
Tetraparesia;
Triplegia.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!