Conheça os perigos que quem tem colher de pau em casa pode estar correndo

Por mais querido que seja, esse item pode ser um perigo para a sua saúde

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Conheça os perigos que quem tem colher de pau em casa pode estar correndo
(Foto: Reprodução/Freepik)

Cai entre nós, a colher de pau é um dos utensílios de cozinha mais tradicionais e milenar que existe, não é mesmo?

Para se ter ideia, há registros de povos indígenas brasileiros usando esse item, sendo as primeiras colheres de pau que se tem catalogada.

Além disso, vale destacar que essa colher ainda dá uma diferença no sabor da comida, além da sensação de comida caseira.

Bom, por mais que ela seja amada por inúmeros cozinheiros há centenas de anos, o uso da colher de pau nos restaurantes do país é proibido pela Anvisa.

Conheça os perigos que quem tem colher de pau em casa pode estar correndo:

O problema das tão queridas colheres de pau está na sua porosidade.

Isto é, a superfície da madeira é um prato cheio para acumular fungos e bactérias, que podem passar para os alimentos e contaminar as pessoas com doenças e infecções.

Além disso, esse problema pode ser potencializado se a colher não for limpa da forma correta, acumulando resíduos de alimentos.

Ainda vale destacar que guardar o item úmido em ambientes fechados, como as gavetas, pode ainda fazer proliferar a produção de fungos e contaminar os alimentos na hora de cozinhar.

Sem contar que essa colher, perto das outras, é a que possui a menor durabilidade, já que trata-se de um material orgânico.

Logo, a colher tende a apodrecer com o tempo e acabar perdendo sua utilidade.

Sendo assim, se você faz questão de ter esse item em casa, saiba que é necessário uma limpeza rigorosa, além de ser necessário guardá-lo apenas depois de muito seca.

Assim, você não contamina as preparações na hora de cozinhar e protege sua família da contaminação de germes e bactérias.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.