Idosos de Anápolis poderão contar com vacina mais potente contra a gripe
Imunizante é novo no mercado e inicialmente será comercializado apenas na rede privada de saúde

Até o fim deste mês, Anápolis deverá receber uma vacina mais poderosa contra a gripe, que será destinada especificamente para idosos acima de 60 anos, além de determinados tipos de pacientes imunossuprimidos.
Ao Portal 6, o infectologista Marcelo Daher revelou que o imunizante denominado como Efluelda é novo no mercado e será trazido para o Brasil pelo laboratório Safoni. No entanto, ele será ofertado somente na rede particular.
O médico explica que a vacina conta com quatro vezes mais antígenos do que a comum, fato este que faz com que tenha uma potência maior principalmente para os grupos mais vulneráveis.
Leia também
- Motorista de ônibus relata ter urinado na roupa após ser impedido de usar os banheiros de terminal em Goiânia
- Essa escolha definiu a sobrevivência de jovem que acompanhava adolescente que morreu eletrocutada em Goiânia
- Dentista e técnica de enfermagem envolvidos em morte de jovem após tentativa de aborto em Ceres deixam a prisão
“Nós estamos falando de uma vacina que tem quatro vezes mais quantidade de antígenos, indicada para pessoas acima de 60 anos e pessoas com alguma doença que cause uma imunodepressão”, pontuou.
Assim, além dos idosos, o medicamento também será voltado para pacientes com doenças hepáticas, HIV e aqueles que fazem uso de imunossupressores.
“Essas pessoas normalmente respondem de uma maneira pior, ou de maneira inferior, produzem menos anticorpos das vacinas. E muitas vezes esses anticorpos desaparecem com uma maior rapidez, aí para isso se criou essa vacina, que é mais imunogênica, tem mais antígenos. Então, isso faz com que os anticorpos sejam formados em maior número e maior robustez, duram mais tempo”, explicou o infectologista.
Por se tratar de um tipo específico e mais potente, a expectativa é de que a vacina seja comercializada com um valor mais alto, podendo custar até R$ 300.