Goiás tem a segunda morte por influenza em 2023; campanha de vacinação está aberta
Grupos prioritários podem se imunizar gratuitamente nas unidades de saúde até o dia 31 de maio
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou a segunda morte de 2023 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), provocada pela Influenza B, em Goiás. A vítima tinha entre 10 e 17 anos e residia em Goiânia.
A primeira morte em decorrência da doença ocorreu em fevereiro, sendo que foi de uma criança entre 0 e 02 anos de idade. Ainda de acordo com a SES, até agora, 71 casos da síndrome foram confirmadas ao redor do estado.
Como resposta ao aumento de casos, o órgão antecipou o início da vacinação contra a influenza em uma semana. Portanto, as doses estão sendo aplicadas desde a última terça-feira (04), enquanto o planejamento inicial era de começar na próxima segunda-feira (10).
Os grupos que podem se vacinar são:
- pessoas com 60 anos ou mais;
- trabalhadores da saúde;
- professores;
- gestantes;
- puérperas;
- indígenas;
- crianças de 06 meses a 06 anos;
- pessoas com comorbidades;
- servidores do sistema carcerário;
- população privada de liberdade;
- adolescentes que cumprem medida socioeducativa;
- trabalhadores do transporte coletivo; e
- profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas.
O prazo vai até o dia 31 de maio em qualquer um dos 965 postos espalhados por todo o estado. A meta do Governo de Goiás é imunizar 2.581.286 pessoas.
Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da SES, reforça a necessidade de vacinação dos grupos prioritários. A doença é mais incidente nesta época do ano.