Universidades publicam protocolos de ações em caso de ameaças de ataques em Goiás

Instituições de ensino superior se mobilizam para manter a sensação de segurança e proteção às comunidades acadêmicas

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Universidades publicam protocolos de ações em caso de ameaças de ataques em Goiás
PUC Goiás, em Goiânia. (Foto: Reprodução)

Na última quarta-feira (12), várias instituições de ensino superior em Goiás publicaram protocolos de ações a serem tomadas em caso de ameaças de ataque dentro do ambiente acadêmico.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por exemplo, publicou um comunicado indicando que, em caso de contato com mensagens nesse teor, quem recebeu não deve compartilhar o conteúdo, a fim de “preservar a tranquilidade da comunidade acadêmica”.

Além disso, o documento alerta: “Se souber de algum tipo de ameaça no âmbito da UEG, procure o gestor local ou acione a Polícia Militar, através do 190, ou a Polícia Civil, pelo 197”.

A cartilha ainda destaca a possibilidade de contato com a Ouvidoria, através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (62) 3328-1178 / (62) 98325-0138.

Por fim, a UEG ainda relembrou que o Ministério da Justiça também tem um canal para denúncias no endereço www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.

No mesmo sentido, a Universidade Federal de Goiás (UFG) afirmou que “os protocolos de segurança foram reforçados e medidas estão sendo tomadas para que todos se sintam mais seguros e protegidos”.

Ela também ressaltou que já existem procedimentos sendo adotados no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepae) – instituição de ensino infantil, básico e médio ligado à UFG – para prevenir incidentes e garantir a segurança.

Por fim, a universidade pede para que qualquer conteúdo relativo a ameaças seja enviado diretamente à Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH) via aplicativo MinhaUFG.

Já a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, afirmou que está monitorando a situação junto às autoridades públicas. Apesar do alerta, a instituição destacou que as atividades continuarão normalmente.

Ela também disponibilizou a ouvidora, através do link pucgoias.edu.br/ouvidoria, em caso de conhecimento de alguma ameaça dentro do espaço da PUC.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) também comunicou que os protocolos de segurança e serviços de vigilância estão sendo revistos e reforçados. Além disso, o IF destacou que estabeleceu contato com as forças de segurança locais, de modo a buscar apoio.

Por fim, o Instituto Federal de Goiás (IFG) definiu o desenvolvimento de um programa institucional, intitulado “IFG pela Paz”.

A iniciativa terá  caráter permanente e prevê ações coordenadas, no sentido de promover “a segurança nos espaços escolares, o acolhimento de estudantes, pais e servidores, além da formação da comunidade acadêmica para compreender os desafios inerentes ao momento de insegurança vivenciado por todas as regiões do país”.

Augusto Araújo

Augusto Araújo

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, é editor do Portal 6. Já atuou em veículos como o Jornal Opção e tem experiência em assessoria de comunicação. Apaixonado por esportes, preza pela apuração rigorosa, pela clareza na informação e pelo compromisso com o interesse público.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade