6 benefícios que quem estuda em escola pública têm e poucos sabem
Apesar das dificuldades de ensino, alunos desses colégios podem sair na frente ao ter acesso a direitos que outros nem sonham
Apesar dos diversos problemas educacionais e de ensino, quem estuda em escola pública pode ter acesso a alguns benefícios que outros alunos de colégios privados nem sonham.
Quer saber quais são? Leia até o final e saiba quais são os benefícios que os alunos de colégios públicos possuem.
6 benefícios que quem estuda em escola pública têm e poucos sabem
1.Passe livre estudantil
Um dos benefícios que quem estuda em escola pública têm é o direito ao passe livre estudantil. O programa garante que os alunos utilizem o transporte pública de forma gratuito ou com desconto em suas despesas de deslocamento.
Para ter direito ao Passe Livre Estudantil, é necessário que o estudante comprove que está regularmente matriculado em uma instituição de ensino público ou privada e apresente documentos como carteira de identificação estudantil (CIE), declaração de matrícula e comprovante de residência.
2. Meia entrada
A meia entrada é um benefício previsto em lei que garante a todos os estudantes o direito de pagar metade do valor do ingresso em eventos culturais, esportivos e de lazer, como cinemas, teatros, shows, museus, parques temáticos, entre outros.
Para ter direito ao benefício, é necessário que o estudante apresente a carteira de identificação estudantil (CIE) e comprove sua condição de aluno regularmente matriculado em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
3. ProUni
Os alunos de escolas públicas podem também concorrer a uma bolsa de estudo integrais e parciais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Para participar, é necessário que os estudantes tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e tenham obtido uma nota mínima estabelecida pela proposta, além de ter estudado durante todo o ensino médio em uma escola pública ou ter sido bolsista em um colégio particular.
4. Isenção em vestibulares
Os estudantes de escola pública podem ter direito à isenção da taxa de inscrição nos vestibulares. Essa medida tem como objetivo facilitar o acesso desses estudantes ao ensino superior, já que muitos não possuem condições financeiras de pagar a taxa de inscrição, que geralmente é alta.
5. Cotas em universidades públicas
Outra garantia que os estudantes de escolas públicas têm é a cota em universidades federais. A medida é um meio de garantir que esses jovens tenham oportunidade de ingressar na graduação de forma mais justa e menos desigual.
6. Participação em grêmios estudantis
Por fim, um dos benefícios que os estudantes têm é o direito de se organizar em grêmios estudantis e outras entidades representativas, conforme prevê a Lei nº 7.398/1985.
Essas organizações são importantes para a participação dos alunos na gestão escolar e para a defesa de seus interesses.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!